Você está aqui: Página Inicial > Acompanhe o Planalto > Notícias > 2016 > 10 > Ministro da Fazenda aponta melhora em indicadores com PEC dos gastos

Notícia

Ministro da Fazenda aponta melhora em indicadores com PEC dos gastos

PEC 241

De acordo com Henrique Meirelles, houve aumento de confiança e valorização do real. País tem recebido mais recursos de investidores estrangeiros
por Portal Planalto publicado: 25/10/2016 09h58 última modificação: 25/10/2016 09h58
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil De acordo com Meirelles, avanço da PEC também valorizou o Real frente a outras moedas

De acordo com Meirelles, avanço da PEC também valorizou o Real frente a outras moedas

O avanço no Congresso Nacional da proposta de emenda à Constituição (PEC) que cria um teto para os gastos provocou uma melhora substancial de indicadores econômicos. Como consequência, investidores começaram a desengavetar projetos e investir no Brasil.

As observações são do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, em entrevista exclusiva ao Portal Planalto“Há uma melhora substancial. Os índices de confiança começam a melhorar de forma impressionante e isso já se reflete em determinados indicadores”, disse Meirelles.

Segundo o ministro, além da valorização do real em relação a outras moedas, o País começa a receber recursos de investidores estrangeiros com a melhora da confiança no Brasil. E isso, continua Meirelles, já se reflete em maiores condições do País criar condições de atrair investimentos e gerar empregos, criando um ciclo virtuoso de expansão do Produto Interno Bruto (PIB). 

“As empresas começam a desengavetar projetos de investimentos que estavam lá parados, tirar a poeira, atualizar, fazer seus planos para investir no Brasil”, disse.

Esse interesse, reforçou o ministro, foi verificado em palestras sobre o Brasil em reuniões anuais do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional (FMI), em Washington, nos Estados Unidos.

“Uma palestra nossa sobre o Brasil em Washington teve a maior plateia de todos os eventos daquele tipo na história dessas reuniões e de eventos programados para investidores ao lado da reunião do FMI. Portanto, é algo impressionante, que mostra que temos, hoje, uma confiança muito grande de que, com a aprovação da PEC, o Brasil entra numa rota de crescimento sustentável.” 

Fonte: Portal Planalto