Você está aqui: Página Inicial > Acompanhe o Planalto > Notícias > 2016 > 10 > Crescimento passa pelo controle das despesas, diz ministro da Fazenda

Notícia

Crescimento passa pelo controle das despesas, diz ministro da Fazenda

Crescer sem medo

Durante lançamento de projeto para sanção de lei que beneficia micro e pequenas empresas, Henrique Meirelles explicou a importância de gastar menos do que se arrecada
por Portal Planalto publicado: 27/10/2016 13h00 última modificação: 27/10/2016 15h42
Foto: Beto Barata/PR

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou, nesta quinta-feira (27), que o crescimento no Brasil, atualmente, passa pelo controle dos gastos pelo governo. A fala dele ocorreu durante cerimônia de lançamento do Mutirão da Renegociação e sanção de leis referentes ao Supersimples e ao Salão-Parceiro.

Meirelles explicou que os impostos são o que financia a despesa pública. Na visão do ministro, quando o governo gasta mais do que arrecada, como é a situação dos últimos anos, o Executivo é obrigado a diminuir os recursos disponíveis para investimento.

“[Quando gasta mais do que arrecada] o governo suga recursos da sociedade deixando menor os recursos disponíveis para investimento, consumo, para a renda e para o crédito”, afirmou. “Encarece o custo do dinheiro, quanto mais o governo precisa tomar emprestado, mais caro vai ficando os recursos disponíveis para as empresas, para os consumidores”, explicou.

Meirelles afirmou que, para não jogar mais peso sobre a sociedade, o governo precisa controlar as suas despesas. Por isso, a proposta que cria um limite para a expansão dos gastos públicos é tão importante.

PEC 241

“Faremos o dever de casa começando por nós mesmos, como o governo Michel Temer faz neste momento, com aprovação em segundo turno do projeto que limita a expansão do gasto”, observou o ministro.

O ministro argumentou que, quando a atividade econômica começa a reagir, o primeiro sinal aparece nas micro e pequenas empresas. Dessa forma, projetos como os anunciados hoje darão mais competitividade aos pequenos empresários.

“Além de projetos como esse de hoje, o governo está tomando as medidas necessárias para que o País volte a crescer”, afirmou. “Estamos cada vez mais confiantes que a riqueza do País começa e é construída a partir de quem está nesta sala”, disse o ministro a uma plateia de micro e pequenos empresários.

Fonte: Portal Planalto