Você está aqui: Página Inicial > Acompanhe o Planalto > Notícias > 2016 > 10 > BRICS vai debater seguridade, diz Ministério do Trabalho

Notícia

BRICS vai debater seguridade, diz Ministério do Trabalho

Brasil no BRICS

Tema será discutido em encontro de presidentes após reunião prévia entre ministros. Expectativa é de formalização de acordo
por Portal Planalto publicado: 14/10/2016 19h04 última modificação: 07/11/2016 14h31
Foto: Reprodução Antônio José Barreto acredita em formalização de acordo na área de seguridade

Antônio José Barreto acredita em formalização de acordo na área de seguridade

A seguridade social será um dos temas discutidos entre amanhã (15) e domingo (18) na VIII Cúpula do BRICS, grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Há a expectativa de celebração de um acordo na área.

De acordo com o chefe de gabinete da secretaria executiva do Ministério do Trabalho, Antônio José Barreto, os presidentes dos países membros já debateram o tema com seus ministros da área. "A reunião dos presidentes deve compartilhar coisas de sucesso que foram discutidas, como acordos em seguridade social", afirmou.

Barreto explicou que a cúpula de ministros do Trabalho do BRICS teve início no fim do ano passado. No último encontro, três temas ocuparam as reuniões: geração de emprego, seguridade social e formalização do mercado de trabalho.

“Os ministros puderam conversar e debater sobre suas respectivas realidades”, disse. “Cada reunião dessas é importante para aprendemos um pouco mais sobre a realidade desses países”, observou.

Políticas públicas para o mercado de trabalho

Na avaliação dele, esses encontros ajudam a explorar soluções para problemas e aprender sobre políticas públicas que funcionaram nessas economias. Barreto argumentou que essas reuniões permitem trazer novas experiências para a realidade brasileira.

Fonte: Portal Planalto, com informações do Ministério do Trabalho