Você está aqui: Página Inicial > Acompanhe o Planalto > Notícias > 2016 > 10 > Apex: visita ao Japão busca aumentar oportunidades de negócios entre países

Notícia

Apex: visita ao Japão busca aumentar oportunidades de negócios entre países

Brasil no Japão

Roberto Jaguaribe, presidente da agência de promoção brasileira, destaca que a visita oficial de Michel Temer reforça os laços entre o Brasil e o país asiático
por Portal Planalto publicado: 17/10/2016 21h43 última modificação: 18/10/2016 11h23
Reprodução/Portal Planalto Japão é um "parceiro fundamental" do Brasil, diz presidente da Apex

Japão é um "parceiro fundamental" do Brasil, diz presidente da Apex

O presidente da República, Michel Temer, desembarcou no Japão nesta segunda-feira (17) para o início de uma visita oficial que busca aumentar as oportunidades de negócios e investimentos com o mais tradicional parceiro comercial do Brasil na Ásia. De acordo com o presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Roberto Jaguaribe, a potência asiática está presente no País em diversas áreas e empreendimentos.

Em entrevista ao Portal Planalto, Jaguaribe destaca que o Japão também guarda outros importantes laços com o Brasil. “O Japão é um parceiro fundamental em todas as dimensões, na dimensão política, na dimensão cultural, na dimensão do entendimento, mas também na dimensão comercial e na dimensão do investimento”, afirmou.

Divulgação

São dois os principais objetivos da primeira visita oficial de um chefe de Estado brasileiro ao Japão em 11 anos. A intenção do governo do Brasil é divulgar as oportunidades de negócios com empresas nacionais, além de possibilidades de investimento no País. Por isso, um dos compromissos oficiais de Temer é uma reunião com empresários japoneses.

Para o presidente da Apex, há potencial para os empresários japoneses aumentarem seus investimentos no Brasil. “[O Japão] tem potencial de participar mais ativamente, dada a pujança da economia japonesa, a sua relevância e os laços tradicionais com o Brasil”, disse.

Nesta linha de aumento de investimentos, Jaguaribe acredita que a visita oficial de Temer ao Japão dará visibilidade ao Brasil, “o que gera um interesse muito mais amplo e o foco no País”.

País amigo

Jaguaribe ressaltou que as “relações de muita intensidade” entre os dois países se devem sobretudo à “enorme riqueza” apresentada pela imigração japonesa ao País. De acordo com o presidente da Apex, o Japão está presente com investimentos nas áreas de siderurgia, bancária e agrícola, servindo para propulsionar a revolução agrícola do cerrado.

Ao mesmo tempo, houve um movimento reverso de migração a partir dos anos 1980, com descendentes japoneses e outros brasileiros buscando apoio e trabalho no mercado do Japão. Ainda hoje, a comunidade brasileira vivendo no Japão tem um tamanho significativo.

Saiba mais sobre as relações comerciais entre Brasil e Japão

Fonte: Portal Planalto