Você está aqui: Página Inicial > Acompanhe o Planalto > Notícias > 2016 > 09 > Temer apresenta planos de investimento a governantes do Japão e Espanha

Notícia

Temer apresenta planos de investimento a governantes do Japão e Espanha

G20

Em reuniões bilaterais em Hangzhou, China, presidente manifestou interesse do Brasil em fortalecer comércio bilateral com os dois países
por Portal Planalto publicado: 05/09/2016 09h40 última modificação: 05/09/2016 12h58
Foto: Beto Barata/PR Presidente Michel Temer durante encontro bilateral com o Primeiro-Ministro do Japão, senhor Shinzo Abe, na cúpula do G20

Presidente Michel Temer durante encontro bilateral com o Primeiro-Ministro do Japão, senhor Shinzo Abe, na cúpula do G20

O presidente Michel Temer conversou, nesta segunda-feira (5), com o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, sobre o interesse brasileiro em atrair investimentos na área de infraestrutura. O governo brasileiro vem preparando o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) para tornar o processo de concessões e privatizações mais transparente e mais atraente para investidores estrangeiros. A reunião bilateral ocorreu paralelamente à Cúpula do G20, em Hangzhou, na China.

Durante o encontro, Temer também destacou o interesse do País em exportar carnes e frutas ao Japão, bem como outros produtos agropecuários; e em aprofundar a cooperação nas áreas de educação, ciência, tecnologia e inovação, aproveitando a experiência japonesa.

Shinzo Abe se mostrou contente com a importância que o presidente Michel Temer está dando às relações entre os dois países e destacou que o Brasil cultiva valores importantes como liberdade e democracia. "O Japão está pronto e esperançoso para cooperar com o Brasil", afirmou o primeiro-ministro ao reforçar a disposição de seu país em fechar negócios com o Brasil. Ressaltou ainda que avalia como importantes as reformas que estão sendo feitas pelo governo brasileiro.

Os dois líderes também conversaram sobre a ratificação do Acordo de Paris, que trata sobre as alterações climáticas. O primeiro ministro japonês cumprimentou o presidente pelo sucesso na realização dos Jogos Olímpicos Rio 2016 e convidou Temer para uma visita ao Japão.

"Brasil e Japão têm muito em comum, e nós vamos estimular muito essa relação", afirmou Temer.

Espanha

Em encontro com o primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, Temer também tratou sobre o fortalecimento das relações comerciais bilaterais e manifestou o interesse em atrair ainda mais os investidores do país europeu. O presidente também conversou sobre os planos do Brasil de investimentos em portos, ferrovias e aeroportos e de desestatização.

Os líderes também conversaram sobre a manifestação de apoio de ambos ao acordo de paz entre o governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), que colocou fim a mais de 50 anos de conflitos armados.

Ao término do encontro, Rajoy convidou Temer para visitar a Espanha e recebeu do presidente o convite de visitar o Brasil.

Fonte: Portal Planalto