Você está aqui: Página Inicial > Acompanhe o Planalto > Notícias > 2016 > 09 > Tabaré Vazquez destaca importância da relação do Uruguai com o Brasil

Notícia

Tabaré Vazquez destaca importância da relação do Uruguai com o Brasil

Brasil na ONU

Em entrevista exclusiva ao Portal Planalto, presidente uruguaio avalia como "muito positivo" encontro com Temer
por Portal Planalto publicado: 20/09/2016 17h13 última modificação: 20/09/2016 19h04
Foto: Beto Barata/PR Líderes do Brasil e do Uruguai discutiram também sobre as parcerias para a infraestrutura regional

Líderes do Brasil e do Uruguai discutiram também sobre as parcerias para a infraestrutura regional

Após reunir-se com o presidente Michel Temer na segunda-feira (19), o presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, avaliou o encontro entre os dois como "muito positivo", por recuperar o relacionamento histórico entre os países. Vázquez e Temer conversaram em Nova York, onde participam da Assembleia Geral da ONU.

"Do meu ponto de vista, foi uma reunião muito positiva. Pudemos abordar, entre outros assuntos, o tema do Mercosul e a projeção extrarregional que nossos países querem dar a esse processo de integração. Esteve no centro da análise o trabalho que vamos fazer de avançar um tratado de livre-comércio entre o Mercosul e a União Europeia", afirmou Vázquez, em entrevista exclusiva ao Portal Planalto.

No encontro, os líderes do Brasil e do Uruguai discutiram também parcerias para a infraestrutura regional, como hidrovias que unem os dois países e que podem impulsionar o desenvolvimento local.

"O outro [assunto] está vinculado à infraestrutura do bloco, fundamentalmente, a melhor e mais profunda utilização das hidrovias, tanto as do Uruguai com o Brasil quanto as do Uruguai com a Argentina. E em países que pretendem avançar no terreno da produção de bens e de serviços, que a infraestrutura acompanhe esse eventual avanço de investimentos e de capitais", afirmou.

Tabaré também lembrou que aceitou o convite de Temer para visitar o Brasil.

Em outubro, o Uruguai se encarregará de liderar as negociações entre Mercosul e União Europeia. A próxima rodada de propostas vai ocorrer em Bruxelas, na Bélgica, durante a XXVI Sessão do Comitê de Negociações Birregionais, que ocorre durante 10 e 14 do próximo mês.

Uruguai

Fonte: Portal Planalto

registrado em: