Você está aqui: Página Inicial > Acompanhe o Planalto > Notícias > 2016 > 09 > Para Temer, Acordo de Paris protege vida dos brasileiros “no futuro próximo"

Notícia

Para Temer, Acordo de Paris protege vida dos brasileiros “no futuro próximo"

Brasil na ONU

Presidente brasileiro entregará compromisso climático assinado pelo País ao secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon
por Portal Planalto publicado: 18/09/2016 14h01 última modificação: 19/09/2016 19h56
Foto: Carolina Antunes/PR Presidente Michel Temer fará a abertura da 71ª Assembleia Geral das Nações Unidas nesta terça-feira (20)

Presidente Michel Temer fará a abertura da 71ª Assembleia Geral das Nações Unidas nesta terça-feira (20)

Em vídeo publicado este domingo (18) no Portal Planalto, o presidente da República, Michel Temer, mencionou o compromisso assumido pelo governo brasileiro de entregar, ao secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, o Tratado de Paris, ratificado em cerimônia no Palácio do Planalto, semana passada. “Ao depositar esse instrumento na ONU, nós estamos cuidando da vida do planeta, da vida do Brasil e da vida dos brasileiros no futuro próximo", disse Temer.

O documento é o compromisso assumido por 195 países durante a 21ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 21). Na ocasião, o Brasil se comprometeu a reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 37%, até 2025, e em 43%, até 2030. As metas têm como parâmetro as emissões registradas em 2005.

Na quarta-feira, o presidente brasileiro entregará formalmente à ONU os instrumentos de ratificação do Acordo de Paris sobre mudança do clima.

No vídeo, Temer explica a participação do Brasil na definição de metas para reduzir o aquecimento global e a proteção dos biomas. "Esse tratado de Paris, ele cuida exatamente da questão do clima, ou seja, vários países se enturmaram, se uniram para preservar o clima. E nós, aqui no Brasil, nós estamos trabalhando nessa direção", disse o presidente.

Como presidente do Brasil, Michel Temer abrirá a 71ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), marcada para ocorrer na próxima terça-feira (20), em Nova York. Neste ano, o tema principal do debate da entidade será “Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o impulso universal para transformar nosso mundo”.