Você está aqui: Página Inicial > Acompanhe o Planalto > Notícias > 2016 > 09 > "Organizar a casa" é o primeiro desafio da advogada-geral da União, Grace Mendonça

Notícia

"Organizar a casa" é o primeiro desafio da advogada-geral da União, Grace Mendonça

Novo comando

Em entrevista exclusiva ao Portal Planalto, a nova advogada-geral da União disse que pretende recompor a equipe para desenvolver um trabalho cada vez mais de qualidade
por Portal Planalto publicado: 14/09/2016 15h58 última modificação: 14/09/2016 17h53
Foto: Beto Barata/PR Grace Mendonça fala durante cerimônia de posse na Advocacia-Geral da União, no Palácio do Planalto

Grace Mendonça fala durante cerimônia de posse na Advocacia-Geral da União, no Palácio do Planalto

Empossada nesta quarta-feira (14) pelo presidente da República, Michel Temer, em cerimônia no Palácio do Planalto, a advogada-geral da União Grace Maria Mendonça afirmou que é preciso levantar a atuação e os processos relevantes que se deram e se desenvolveram nos últimos meses na instituição.

Em entrevista exclusiva ao Portal Planalto, a nova advogada-geral da União disse que pretende recompor a equipe, com membros qualificados, capacitados, da casa para desenvolver um trabalho cada vez mais de qualidade, trazendo resultados para a população e para a sociedade brasileira. "Eu acho que o grande desafio é promover com eficiência, com qualidade, a defesa das políticas públicas federais. O papel da AGU não somente é o assessoramento jurídico do Poder Executivo, mas também a representação judicial e extrajudicial dos interesses da União", disse.

"O mais importante é que a AGU possa se manter fiel e firme em seu propósito, em sua missão constitucional e talvez eu creio que seja esse o grande desafio, porque as nossas dificuldades internas também são grandes", afirmou

Sobre o desempenho do órgão, Grace Maria Mendonça explicou que, em 2015, a AGU economizou aproximadamente R$ 57 bilhões. Fruto, segundo ela, de um trabalho árduo de toda uma equipe de advogados públicos federais comprometida com o erário público. "Esses valores que estariam sendo indevidamente subtraídos dos cofres públicos federais podem, agora, em decorrência da atuação da nossa instituição, ser revertidos em benefício de toda a sociedade."

Grace Mendonça ressaltou o papel da AGU, de atuar de forma séria e responsável, obtendo vitórias no âmbito do Poder Judiciário que podem efetivamente ser revertidas em benefício da coletividade.

Primeira mulher no cargo de AGU

Para Grace Mendonça, ser a primeira mulher a ocupar o cargo de advogada-geral da União "é uma honra" e espera corresponder à expectativa de toda a instituição. Ela lembrou as dificuldades que as mulheres enfrentam no País, especialmente no mercado de trabalho: "Eu acredito que essa nossa posição agora traz um pouco de alento também às mulheres e talvez até motivação. É possível, sim, um trabalho responsável e sério alcançar e obter oportunidades", acrescentou.

Fonte: Portal Planalto