Você está aqui: Página Inicial > Acompanhe o Planalto > Notícias > 2016 > 09 > Desfile de 7 de Setembro homenageia Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016

Notícia

Desfile de 7 de Setembro homenageia Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016

Dia da Independência

Logo no início da cerimônia em Brasília, o ginasta Arthur Nory, medalhista de bronze na Olimpíada do Rio de Janeiro, conduziu o Fogo Simbólico
por Portal Planalto publicado: 07/09/2016 13h22 última modificação: 09/09/2016 09h20
Foto: Beto Barata/PR Na Esplanada dos Ministérios, o público assistiu de perto a apresentações tradicionais, como a Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais

Na Esplanada dos Ministérios, o público assistiu de perto a apresentações tradicionais, como a Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais

O presidente da República, Michel Temer, abriu o desfile de 7 de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em comemoração aos 194 anos da Independência do Brasil. No ano dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro, a cerimônia cívico-militar em Brasília foi marcada pela homenagem aos atletas que integram o Programa de Atletas de Alto Rendimento das Forças Armadas (PAAR).

Logo no início do desfile, o ginasta Arthur Nory, medalhista de bronze na Olimpíada do Rio de Janeiro, conduziu o Fogo Simbólico, que representa o patriotismo do povo brasileiro. Alunos da rede pública do Distrito Federal também fizeram uma homenagem aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, com a apresentação de modalidades esportivas como futebol, vela, vôlei e ginástica. 

As pessoas que foram à Esplanada dos Ministérios também assistiram de perto a apresentações tradicionais, como a Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) – que desfilou fazendo o formato de uma âncora – a Pirâmide Humana do Batalhão de Polícia do Exército de Brasília e os Dragões da Independência.

A Marinha e o Exército levaram para o desfile de 7 de Setembro um conjunto de carros de combate. Aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB), entre elas o KC-130  de abastecimento, e o F-5M e o novo A-29 Super Tucano  de caça, sobrevoaram o céu de Brasília durante o desfile e atraíram a atenção do público.

Um dos pontos altos do desfile e que marcou o encerramento da cerimônia foi a apresentação da Esquadrilha da Fumaça. Em dia ensolarado e de céu claro, o público acompanhou durante cerca de 20 minutos as acrobacias e manobras dos pilotos da Esquadrilha. Com a fumaça das aeronaves, escreveram no céu da capital a frase “Orgulho de Ser Brasileiro” e desenharam um coração. 

Além do presidente da República e da primeira-dama, Marcela Temer, os ministros da Defesa, Raul Jungmann, da Casa Civil, Eliseu Padilha, da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima, e da Justiça, Alexandre de Moraes, prestigiaram o desfile. Os presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, também estiveram presentes.

Fonte: Portal Planalto