Você está aqui: Página Inicial > Acompanhe o Planalto > Notícias > 2016 > 09 > Brasil planeja consulta sobre importação de aço pelos EUA

Notícia

Brasil planeja consulta sobre importação de aço pelos EUA

Exportações

Solicitação será feita no âmbito do Entendimento sobre Solução de Controvérsias da Organização Mundial do Comércio (OMC)
por Portal do Planalto publicado: 28/09/2016 20h09 última modificação: 28/09/2016 20h09

O governo anunciou que planeja adotar medidas contra ações que considera protecionistas adotadas pelos Estados Unidos e pelo Chile. A informação foi dada pelo ministro das Relações Exteriores, José Serra, após reunião nesta quarta-feira (28) do Conselho da Câmara de Comércio Exterior (Camex).

A jornalistas, Serra disse que será feita uma solicitação de consultas aos Estados Unidos, no âmbito do Entendimento sobre Solução de Controvérsias da Organização Mundial do Comércio (OMC).

No início do ano, os EUA concluíram que várias companhias violaram regras antidumping no mercado de aço e decidiu impor tarifas preliminares de importação contra o Brasil e mais seis países. O governo brasileiro, agora, pretende questionar essa medida.

Acordo de Transporte Marítimo

O governo também pretende fazer uma denúncia relacionada ao Acordo sobre Transporte Marítimo entre Brasil e Chile, que vigora desde 1974. Segundo José Serra, esse acordo cria uma reserva de mercado e torna mais caro o frete para o Chile.

Fonte: Portal do Planalto

Assunto(s): Economia, Exportação