Você está aqui: Página Inicial > Acompanhe o Planalto > Notícias > 2016 > 08 > Troca da Bandeira de Agosto homenageia Jogos Olímpicos

Notícia

Troca da Bandeira de Agosto homenageia Jogos Olímpicos

Ato cívico

Substituição ocorre no primeiro domingo de cada mês, com a finalidade de incentivar o culto aos símbolos nacionais
por publicado: 06/08/2016 10h46 última modificação: 06/08/2016 10h56
A Bandeira Nacional está permanentemente hasteada a 100 metros do chão.

A Bandeira Nacional está permanentemente hasteada a 100 metros do chão.

Será no clima dos Jogos Olímpicos Rio 2016 que o Exército Brasileiro promoverá, neste domingo (7), às 10h, a solenidade de substituição da bandeira nacional, na Praça dos Três Poderes. A troca ocorre no primeiro domingo de cada mês, com a finalidade de manter acesa a chama de civismo e incentivar o culto aos símbolos nacionais.

A cerimônia contará com a presença de tropas do Batalhão da Guarda Presidencial e do 1º Regimento de Cavalaria de Guardas, ambos com seus respectivos uniformes históricos, e da tropa de choque do Batalhão de Polícia do Exército de Brasília. Encerrando o evento, a Banda Marcial do Exército, criada neste ano, fará uma apresentação.

Cerca de 200 alunos de escolas públicas do Distrito Federal assistirão à apresentação. As crianças são participantes do Programa Forças no Esporte (Profesp), parceria dos ministérios da Defesa e dos Esportes, além das Forças Armadas. Uma pequena exposição sobre as atividade do programa estará montada no local.

Bandeira Nacional

A Bandeira Nacional está permanentemente hasteada a 100 metros do chão. Medindo 286 m2, está presa a um mastro especial formado por 24 hastes metálicas, construído como símbolo de diálogo e de convergência de todas as unidades da Federação e dos três poderes da República.

Na base do mastro está escrito: “Sob a guarda do povo brasileiro, nesta Praça dos Três Poderes, a Bandeira, sempre no alto – visão permanente da Pátria”.

Troca da Bandeira

Dia: 07/08/2016

Hora: 10h

Local: Praça dos Três Poderes