Você está aqui: Página Inicial > Acompanhe o Planalto > Notícias > 2016 > 08 > Temer recebe felicitações de líderes globais ao assumir a Presidência

Notícia

Temer recebe felicitações de líderes globais ao assumir a Presidência

Novo governo

Depois da posse, EUA, Argentina, Peru e a Organização das Nações Unidas (ONU) entraram em contato com o presidente
por publicado: 31/08/2016 21h36 última modificação: 31/08/2016 21h57
Foto: Beto Barata/PR John Kerry, chefe do Departamento de Estado norte-americano, foi um dos líderes que se manifestaram. Ele e o presidente Temer se encontraram na abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016, no início de agosto.

John Kerry, chefe do Departamento de Estado norte-americano, foi um dos líderes que se manifestaram. Ele e o presidente Temer se encontraram na abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016, no início de agosto.

O presidente Michel Temer começou a receber os primeiros comunicados de felicitações pela posse efetiva na Presidência da República do Brasil. Durante a tarde e noite de quarta-feira (31), Estados Unidos, Argentina, Peru e a Organização das Nações Unidas (ONU) fizeram contato com o presidente.

John Kerry, chefe do Departamento de Estado norte-americano, enviou nota afirmando que os Estados Unidos estão confiantes em manter o forte relacionamento bilateral que existe entre os dois países que são “as maiores democracias e economias do hemisfério”.

Ele diz ainda que Brasil e Estados Unidos são parceiros comprometidos. “Nós cooperamos com o Brasil para resolver questões de mútuo interesse e desafios globais mais urgentes do século 21”, diz o texto. Afirmou, ainda, que pretende dar continuidade à cooperação com o Brasil, que foi classificada como “essencial”.

O presidente da Argentina, Mauricio Macri, afirmou, em comunicado, que tem interesse em continuar o trabalho com o governo brasileiro em temas de interesse mútuo, com as agendas bilaterais, regionais e multilaterais. Macri ainda afirmou eu o Brasil é um "país irmão".

O presidente do Peru, Pedro Pablo Kuczynski, também ligou para Temer para dar felicitações, momentos após o brasileiro ter tomado posse no Senado Federal.

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, afirmou, por meio de nota, confiar que, sob a liderança do presidente da República, Michel Temer, o Brasil e as Nações Unidas continuarão “sua estreita parceria”.