Você está aqui: Página Inicial > Acompanhe o Planalto > Notícias > 2016 > 08 > Imprensa internacional elogia organização brasileira e aponta sucesso dos Jogos

Notícia

Imprensa internacional elogia organização brasileira e aponta sucesso dos Jogos

Rio 2016

Jornais como o New York Times, o Le Monde e o Washington Post destacam o desempenho dos atletas brasileiros e a recepção que os estrangeiros receberam no País
por Portal Planalto publicado: 22/08/2016 15h50 última modificação: 22/08/2016 16h45
Jornal norte-americano destaca sucesso dos Jogos Olímpicos Rio 2016

Jornal norte-americano destaca sucesso dos Jogos Olímpicos Rio 2016

A primeira Olimpíada realizada na América do Sul foi vista como um sucesso pela imprensa internacional. Nesta segunda-feira (22), um dia após o encerramento da Rio 2016, jornais de todo o mundo destacaram os pontos positivos do evento, como a organização, o bom desempenho dos atletas brasileiros e a recepção que os estrangeiros receberam no País.

No norte-americano The New York Times, por exemplo, a segurança dos Jogos e a superação de desafios logísticos foram ressaltadas. O jornal também lembrou que as críticas de que os Jogos significaram o uso inadequado de dinheiro público, em um momento de crise financeira no País, ficaram em segundo plano diante da capacidade demonstrada pelo Brasil em realizar as competições.

A publicação ainda elogia a revitalização do Rio de Janeiro como legado da Olimpíada e cita como exemplo o surgimento de um porto revitalizado, uma nova linha de metrô e melhorias no sistema de mobilidade urbana.

Também norte-americano, o Washington Post, por sua vez, considerou que os Jogos Rio 2016 exibiram resultados “brilhantes” conquistados pelos atletas e que a cidade anfitriã mostrou que está marchando em um "um caminho para uma vida feliz".

Os argentinos também concordaram que a realização dos Jogos no Brasil foi um “sucesso” e que o Rio de Janeiro demonstrou que pode fazer um evento dessa magnitude. Os espetáculos de abertura e encerramento da no Maracanã também foram ressaltados e comparados com o Carnaval carioca, seguido da afirmação de que se despedir do Rio deixaria uma "doce dor".

Outro jornal que engrandeceu a Rio 2016 foi o Le Monde, da França. Para o diário, "com o fim dos Jogos Olímpicos, o Brasil vira uma página da história durante o qual demonstrou a sua capacidade de organizar o maior evento esportivo global".

Já para o britânico The Guardian, a Olimpíada foi um verdadeiro sucesso, por motivos como o controle do surto do zika vírus e melhorias no transporte urbano do Rio de Janeiro. Apesar das especulações e questionamentos sobre a segurança que ocorreram antes do início dos Jogos, o diário evidencia que não houve nenhum atentado terrorista no País durante as competições.