Você está aqui: Página Inicial > Acompanhe o Planalto > Notícias > 2016 > 08 > Governo estuda programa de renovação de frota nacional de veículos

Notícia

Governo estuda programa de renovação de frota nacional de veículos

Indústria

Para o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, a medida deve beneficiar a cadeia produtiva de um dos setores mais intensivos em mão de obra no País
por Portal Planalto publicado: 16/08/2016 18h35 última modificação: 30/09/2016 13h44
Foto: Fenabrave Ministro Marcos Pereira participou, em São Paulo, da abertura do 26ª Congresso da Fenabrave

Ministro Marcos Pereira participou, em São Paulo, da abertura do 26ª Congresso da Fenabrave

O ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, disse nesta terça-feira (16), durante evento em São Paulo, que o governo federal está empenhado em desenvolver um programa de estímulo à geração de empregos e à renovação de frota de veículos no País.

Pereira concedeu entrevista exclusiva ao Portal Planalto durante o 26º Congresso da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), realizado em São Paulo. No evento, o ministro mencionou que a criação de um programa nacional de renovação de frota fora uma determinação do presidente em exercício, Michel Temer, que espera que a medida beneficie toda cadeia produtiva de um dos setores mais intensivos em mão de obra.

"Entendo que toda a cadeia produtiva se beneficiará dela, especialmente na recuperação dos empregos perdidos. Tenho dito sempre que o melhor programa social para o Brasil é a geração de empregos", afirmou o ministro.

Marcos Pereira também citou a renovação do acordo Brasil-Argentina por mais quatro anos. "[O acordo] vai dar previsibilidade para os empresários do setor, para a indústria do setor, haja vista que a Argentina representa mais de 60% das exportações de veículos do Brasil."

Embora representado pelo ministro Marcos Pereira no encontro, o presidente em exercício, Michel Temer, enviou uma mensagem em vídeo aos participantes do congresso da Fenabrave.

"Tenho pregado muito a união de todas as forças nacionais para sair da crise. Ao receber os dirigentes da Fenabrave, tenho verificado esta disposição. O setor passou por algumas dificuldades, compreensíveis, mas tenho a mais absoluta certeza de que nesse Congresso os senhores acabarão por formular um documento, que mandarão para muitos setores, fazendo sugestões alicerçadas nessa ideia de aliança de todos para que possamos recuperar o país”, declarou o presidente, na gravação.”

O Congresso da Fenabrave reúne as principais entidades do setor automotivo no Brasil e na América Latina e é o segundo maior do mundo do setor de distribuição de veículos.