Você está aqui: Página Inicial > Acompanhe o Planalto > Notícias > 2016 > 08 > Em artigo, Temer ressalta importância de Olimpíada para o Brasil

Notícia

Em artigo, Temer ressalta importância de Olimpíada para o Brasil

Rio 2016

Para o presidente em exercício, evento será oportunidade de demonstrar potencial esportivo e econômico do País
por Portal Planalto publicado: 05/08/2016 08h05 última modificação: 05/08/2016 11h31

A partir desta sexta-feira (5), dia da abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016, o Brasil passa a estar sob os olhos de todo o mundo. Em artigo publicado em jornais e agências de notícias internacionais, o presidente em exercício, Michel Temer, mencionou a importância da data para o Brasil e reforçou que o País aproveitará o maior evento esportivo do planeta para mostrar a cinco bilhões de pessoas um País unido, democrático e receptivo ao turista estrangeiro.

"A 31ª edição dos Jogos Olímpicos da era moderna mostrará a mais de cinco bilhões de pessoas uma nação de democracia consolidada, instituições sólidas, um País pacífico e uma economia com imenso potencial de desenvolvimento", escreveu Temer.

Diálogo

No texto, Temer ressaltou que a Olimpíada será uma oportunidade para que o Brasil demonstre a capacidade de "superar obstáculos, sejam eles políticos ou econômicos."

Para o presidente em exercício, o diálogo, um dos valores do esporte, é uma forma de superar a crise econômica que o País atravessa.

"Tenho chamado a atenção, nestes pouco mais de 80 dias de governo, de que é urgente pacificar a nação e unificar o Brasil. O diálogo é o primeiro passo para enfrentarmos os desafios para avançar e garantir a retomada do crescimento", afirmou o presidente. "Investidores, por exemplo, poderão conhecer o potencial econômico e de geração de negócios do Brasil", completou Temer.

O presidente também destacou o legado da competição para a infraestrutura do País, como a rede nacional de treinamento em todas as regiões e os programas do Bolsa Atleta, que darão continuidade ao aperfeiçoamento dos competidores.

Legado dos Jogos

Temer também afirmou que a herança dos jogos vai além do esporte: "São 27 projetos de mobilidade, meio ambiente, renovação urbana, esporte e ciência que totalizam R$ 24,6 bilhões", escreveu. "Estamos promovendo Jogos Olímpicos que deixarão um grande legado aos brasileiros e ao mundo. Faremos a confraternização dos povos em meio aos melhores atletas mundiais e tornaremos este evento inesquecível ", ponderou.

Leia o artigo na íntegra:

Os Jogos Olímpicos fazem a diferença


Michel Temer
Presidente da República em exercício

Depois de anos de preparação, chegamos ao grande dia. A realização no Brasil dos primeiros Jogos Olímpicos e Paralímpicos da América do Sul é demonstração da capacidade do País de superar obstáculos, sejam políticos ou econômicos. Não tenho dúvida, depois de acompanhar atentamente o processo de envolvimento que antecedeu esse momento, de que a realização pelo País de um megaevento esportivo, com imensa visibilidade internacional, fará o povo brasileiro se reencontrar com sua alegria natural.

Nós, brasileiros, podemos dizer, com orgulho, que somos um dos países mais miscigenados do mundo, como lembrou, em várias de suas obras, Darcy Ribeiro. É característica ímpar que nos leva a receber, de braços abertos, povos de todos os continentes para esta celebração esportiva, assim como fizemos em toda a história de formação de nossa nação. O esporte une as nacionalidades, é capaz de trazer a fraternidade e paz aos povos. E é o que vai acontecer no Rio de Janeiro nas próximas semanas.

Durante a realização dos Jogos, seremos mais brasileiros que nunca: um povo com características marcantes de hospitalidade e respeito ao próximo, um povo trabalhador, alegre e dedicado a realizar grandes transformações em harmonia e com pluralidade. Vamos estender o tapete vermelho a todos nossos visitantes, atletas, trabalhadores e turistas.

Tenho chamado a atenção, nestes pouco mais de 80 dias de governo, de que é urgente pacificar a nação e unificar o Brasil. Vamos sediar o evento esportivo mais importante do Planeta, inspirado na tradição da paz e da harmonia. A 31ª edição dos Jogos Olímpicos da era moderna mostrará a mais de cinco bilhões de pessoas uma nação de democracia consolidada, instituições sólidas, um País pacífico e uma economia com imenso potencial de desenvolvimento.

O diálogo é o primeiro passo para enfrentarmos os desafios para avançar e garantir a retomada do crescimento. E nada mais propício para que esse cenário se concretize do que promover o diálogo por meio do congraçamento dos atletas e participantes de todo o mundo que estarão em terras brasileiras. Os Jogos representam união, diversidade e inclusão em todos os sentidos, com o belo exemplo do Complexo Esportivo de Deodoro.

Não será a primeira vez que mostramos ao mundo nossa capacidade de organização, recepção e acolhimento seguro e caloroso de visitantes. Já demos mostra dessas qualidades em megaeventos de nível mundial: Copa do Mundo, Jogos Panamericanos, Jogos Mundiais Militares, Jornada Mundial da Juventude e Copa das Confederações.

Muito além do espetáculo esportivo, no qual estarão competindo milhares de atletas de alto nível dos cinco continentes, as Olimpíadas proporcionarão outras oportunidades ao nosso País. Investidores, por exemplo, poderão conhecer o potencial econômico e de geração de negócios do Brasil.

A essa altura, e com a certeza de que os Jogos terão o sucesso que todos esperamos, vamos contribuir fortemente para difundir os valores do esporte: cooperação, solidariedade, disciplina e superação. No plano mais concreto, também deixarão como herança aos brasileiros uma rede nacional de treinamento, com excelentes instalações nas cinco regiões do País voltadas tanto à iniciação esportiva como ao alto rendimento.

Já é possível, também, mensurar o imenso legado em infraestrutura urbana feito pelos governos municipal, estadual e federal e que ficarão para a população. São 27 projetos de mobilidade, meio ambiente, renovação urbana, esporte e ciência que totalizam R$ 24,6 bilhões. Os investimentos em centros esportivos, em programas como o Bolsa Atleta, serão um legado dos Jogos, ao estimular os jovens a lutar por seus objetivos, a viver a alegria da superação, a atuar em equipe e a respeitar o adversário.

Estamos promovendo Jogos Olímpicos que deixarão um grande legado aos brasileiros e ao mundo. Faremos a confraternização dos povos em meio aos melhores atletas mundiais e tornaremos este evento inesquecível. Tenham todos uma grande Olimpíada!

Fonte: Portal Planalto