Você está aqui: Página Inicial > Acompanhe o Planalto > Notícias > 2016 > 08 > "É um dia fundamental e histórico para o País", diz Rodrigo Maia

Notícia

"É um dia fundamental e histórico para o País", diz Rodrigo Maia

Novo governo

Presidente da Câmara dos Deputados assume interinamente a Presidência da República durante viagem de Michel Temer à China
por Portal Planalto publicado: 31/08/2016 21h28 última modificação: 31/08/2016 21h51
Foto: Carolina Antunes Sobre a atuação como presidente interino, Rodrigo Maia garantiu discrição no posto

Sobre a atuação como presidente interino, Rodrigo Maia garantiu discrição no posto

Poucas horas após tomar posse como presidente da República, Michel Temer transmitiu, em caráter interino, o comando do País ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (PMDB-RJ). A cerimônia foi realizada nesta quarta-feira (31), na Base Aérea de Brasília, antes de Temer embarcar para a China, onde participará da Cúpula de Líderes do G20, nos dias 4 e 5 de setembro.

Em entrevista exclusiva concedida ao Portal Planalto após a cerimônia, Maia comentou o fim do processo de impeachment que culminou na decisão do Senado Federal de cassar o mandato de Dilma Rousseff, por 61 votos favoráveis contra 20 contrários.

“É um dia fundamental e histórico para o País. Acaba-se esse ciclo. Encerra-se o julgamento. Nós temos agora um presidente que não é mais interino, que é efetivo, e que vai ter muito mais condições de comandar o Brasil”, disse.

Maia também falou sobre as propostas já tomadas pela equipe ministerial de Michel Temer durante o período de interinidade, e que serão reforçadas com a efetividade do novo governo. 

“Neste caminho eu acredito que está correto, nesta reforma que está se propondo para o Estado brasileiro, para que o Estado tenha um equilíbrio correto, e que esse equilíbrio possa gerar segurança e garantias para que o setor privado volte a investir no Brasil”, complementou o deputado.

Sobre a atuação como presidente interino, Rodrigo Maia garantiu discrição no posto. “O nosso papel é apenas ocupar a Presidência por esses dias e que a rotina seja mantida. Apenas isso. Esse é o nosso papel na Presidência da República no dia de hoje até terça-feira”, afirmou.