Você está aqui: Página Inicial > Acompanhe o Planalto > Notícias > 2016 > 07 > Temer restitui poderes aos comandantes militares

Notícia

Temer restitui poderes aos comandantes militares

Forças Armadas

Ao assinar decreto, presidente em exercício diz que é preciso "democratizar e reconstitucionalizar o País"
por Portal Planalto publicado: 01/07/2016 11h45 última modificação: 01/07/2016 15h41
Foto: Marcos Corrêa/PR Presidente Temer recebe comandantes das Forças Armadas no Palácio do Planalto

Presidente Temer recebe comandantes das Forças Armadas no Palácio do Planalto

O presidente em exercício Michel Temer assinou, nesta sexta-feira (1º ), decreto que restitui aos comandantes das Forças Armadas uma série de atribuições relativas à gestão e comando das tropas, inclusive em reserva.

"Precisamos democratizar e reconstitucionalizar o País", disse o presidente em exercício, durante a assinatura do decreto, em cerimônia no Palácio do Planalto.

Com a medida, Michel Temer restituirá à Marinha, ao Exército e à Aeronáutica atribuições como a possibilidade de transferir para a reserva remunerada oficiais superiores, intermediários e subalternos, promover oficiais a postos superiores e reformar oficiais da ativa e da reserva.

Essas funções haviam sido retiradas pelo decreto 8.515, assinado pela presidente afastada Dilma Rousseff em 3 de setembro de 2015.

Durante o ato no Palácio do Planalto, o presidente em exercício afirmou que a devolução dos poderes aos comandantes militares garante às Forças Armadas a autonomia necessária para salvaguardar a boa gestão das tropas e a segurança da soberania nacional brasileira.

 

Fonte: Portal Planalto