Você está aqui: Página Inicial > Acompanhe o Planalto > Notícias > 2016 > 06 > Temer recebe o fotógrafo Gervásio Baptista

Notícia

Temer recebe o fotógrafo Gervásio Baptista

Fotografia

É de Baptista a célebre foto de Juscelino Kubitschek acenando com a cartola na inauguração de Brasília
por Portal Planalto publicado: 10/06/2016 15h49 última modificação: 10/06/2016 15h49

O presidente em exercício, Michel Temer, recebeu, na manhã desta sexta-feira (10), a visita do fotógrafo Gervásio Baptista, um dos grandes nomes do fotojornalismo brasileiro. O profissional registrou grande parte dos acontecimentos e das personalidades mais importantes das últimas décadas. 

É de Baptista a célebre foto de Juscelino Kubitschek acenando com a cartola na inauguração de Brasília e também o último registro de Tancredo Neves com vida, entre outras imagens marcantes de presidentes.

O fotógrafo estava em frente ao Palácio do Planalto, gravando uma entrevista para a TV Senado, quando foi chamado para se encontrar com Temer.

Além do trabalho na capital do País, o fotógrafo registrou acontecimentos que marcaram o século em todo o mundo: Baptista cobriu a Guerra do Vietnã, a Revolução Cubana, a Revolução dos Cravos, em Portugal, a derrubada deJuan Domingo Perón na Argentina, sete copas do mundo e 16 concursos de miss universo. Ele fotografou nomes como John Kennedy, Richard Nixon, Charles de Gaulle, Che Guevara e Fidel Castro.

Capa da Revista Manchete na inauguração de Brasília
Capa da Revista Manchete na inauguração de Brasília publica foto de Gervásio Baptista

Prestes a fazer 94 anos, em 19 de junho, o baiano começou a carreira em Salvador, aos 13 anos, em um laboratório de fotografia, depois passando a trabalhar em jornais e revistas, como o Jornal o Estado da Bahia e nas revistas Cruzeiro e Manchete. Nessa última, participou do primeiro ao último número.