Notícia

Seca

Operação Carro Pipa distribui água para cerca de 4 milhões de nordestinos

publicado: 23/06/2016 12h22, última modificação: 26/02/2018 12h28
Em todo o País, Exército abastece 79 mil cisternas
Raul

Presidente em Exercício Michel Temer e ministro da Defesa, Raul Jungman, durante reunião nesta quinta-feira (23) - Foto: Foto: Marcos Corrêa/PR

A Operação Carro Pipa, conduzida pelo Exército, já distribui água para cerca de 3,9 milhões de nordestinos, segundo o ministro da Defesa, Raul Jungman. Após participar de uma reunião com o presidente em exercício Michel Temer na manhã desta quinta-feira (23), Jungman destacou a importância da ação para o Nordeste.

"É seguramente uma operação de cunho social extraordinário, mas é também uma operação de cunho humanitário e político da maior envergadura. Isso porque tradicionalmente no Nordeste convivíamos com a triste indústria da seca que trocava a consciência dos nordestinos pela necessidade e pela falta d'água. Isso agora acabou e hoje o Exército abastece 79 mil cisternas em todo o País, alimentando, portanto 6,6 mil pipeiros que são rigorosamente controlados e que se abastecem de fontes de água que são devidamente certificadas."

Até 2018, cerca de 2,5 mil poços artesianos serão construídos na Região Nordeste. A iniciativa possibilitará uma oferta maior de água para as populações rurais atingidas pela estiagem e seca. Os recursos já foram disponibilizados pela Integração ao Exército. Com a conclusão desse projeto, a redução dos gastos com a Operação Pipa será de R$ 133 milhões por ano.

Fonte: Portal Planalto 

error while rendering plone.belowcontentbody.relateditems