Você está aqui: Página Inicial > Acompanhe o Planalto > Notícias > 2016 > 06 > IBGE subsidiará governo na formulação de políticas públicas, diz novo presidente do instituto

Notícia

IBGE subsidiará governo na formulação de políticas públicas, diz novo presidente do instituto

Nova Equipe

Instituto participará dos debates da segunda etapa da repactuação da dívida dos Estados e da simplificação tributária
por Portal Planalto publicado: 22/06/2016 18h32 última modificação: 25/08/2016 14h14
Foto: Carolina Antunes/PR Paulo de Castro foi empossado nesta quarta-feira (22) pelo presidente em exercício, Michel Temer

Paulo de Castro foi empossado nesta quarta-feira (22) pelo presidente em exercício, Michel Temer

Ao ser empossado como presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quarta-feira (22), Paulo Rabello de Castro afirmou que o órgão vai subsidiar o governo com informações para produção de “melhores” políticas públicas. De acordo com ele, em entrevista ao Portal do Planalto, essa é uma das missões estabelecidas pelo presidente em exercício Michel Temer.

“Essa missão maior, que não é específica do IBGE, dela participará também para debater alguns temas, como a segunda etapa da repactuação da dívida dos Estados, da simplificação tributária que vem junto a essa nova definição federativa do País. Esses são os grandes temas que nos próximos meses certamente serão abordados”, apontou Castro.

Em seu discurso de posse, ele destacou a “inadiável missão de tríplice resgate” do governo Temer que envolve, de acordo com ele, o resgate da confiança do povo, do crédito público e da Federação Brasileira.

Falando sobre a discussão da metodologia e dos critérios para o cálculo do índice de desemprego no País, que corrigiria parcela dos desempregados que fica fora das estatísticas, proposta pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) do Senado Federal, o presidente do IBGE ressalta uma das características do instituto, que é o de aprimoramento permanente dos métodos estatísticos.

“O IBGE conta com uma escola nacional de ciências estatísticas que é um berço de futuros talentos. Mas muito mais do que isso, na parte de aprimoramento dos métodos estatísticos, a revisão é contínua”, ressaltou. “A preocupação do IBGE é nunca estar satisfeito. Nós estamos em contínuo estado de revisão.”

Confira a galeria de fotos da cerimônia de posse

Fonte: Portal Planalto