Nota oficial

por Portal Planalto publicado 28/01/2017 14h50, última modificação 28/01/2017 14h51

"Mensagem do Presidente da República, Michel Temer, por ocasião do Ano Novo chinês

Brasília, 27 de janeiro de 2017

Caros amigos chineses, no Brasil, na China e em todo o mundo:

Sei que hoje é um dia especial para vocês: um novo ano se inicia. Faço aqui votos de muita saúde e prosperidade para todos. Espero que possam celebrar esta data em clima de alegria e confraternização.

O Ano Novo é oportunidade para rever a família e nossas comunidades, das quais muitas vezes ficamos distantes por longos períodos. É oportunidade, também, para fazer um balanço do passado e renovar a esperança no futuro.

No calendário chinês, estamos entrando no Ano do Galo de Fogo. O galo é símbolo de muito do que caracteriza chineses e brasileiros: acordamos cedo, trabalhamos duro e enfrentamos com coragem nossos desafios.

É preciso ter coragem para enfrentar os desafios da vida. É preciso trabalhar duro para realizar nossos sonhos.

Brasileiros e chineses vivem em cantos opostos do mundo.  Mas temos muito em comum. Atuamos juntos para fortalecer nossa Parceria Estratégica Global, voltada para a defesa incansável de nossos interesses compartilhados.

Em 2016, em minha primeira viagem ao exterior como Presidente do Brasil, estive na China, atendendo a gentil convite do Presidente Xi Jinping. Em nosso encontro, pudemos avançar em iniciativas conjuntas. Iniciativas que resultarão em novos investimentos, em mais comércio e em progresso científico e tecnológico, sempre em benefício de nossos países.

A frequência com que se realizam visitas recíprocas de autoridades chinesas e brasileiras é um dos sinais do dinamismo do nosso diálogo, que abrange desde questões bilaterais até questões da agenda internacional, como meio ambiente, paz e segurança, e governança global.

Neste Ano do Galo, continuaremos a trabalhar ativamente para que nossos laços de amizade e cooperação se estreitem ainda mais.

Obrigado, amigos chineses!

Gong Xi Fa Cai!"

 

 Michel Temer
Presidente da República