Você está aqui: Página Inicial > Acompanhe o Planalto > Entrevistas > Entrevistas concedidas pelo presidente Michel Temer > Entrevista concedida pelo presidente da República, Michel Temer, à Rádio Verde Oliva - Brasília/DF

Entrevista concedida pelo presidente da República, Michel Temer, à Rádio Verde Oliva - Brasília/DF

por Portal Planalto publicado 11/05/2017 13h42, última modificação 22/05/2017 17h42

Brasília/DF, 11 de maio de 2017

 

Jornalista: Presidente fala para gente sobre a entrega da medalha de serviço para o general Villas Bôas, [inaudível] nesse momento.


Presidente: O símbolo de uma vida pública exemplar. E o símbolo de uma vida pública pautada pelo heroísmo, e o símbolo de uma vida pública pautada por uma força moral extraordinária. Acabei de registrar, nas minhas palavras, não só em relação a ele, como ao general Farias, esta força moral que conduziu a convicta, a manifestação, a atividade, do comandante general Villas Bôas. E é uma homenagem também ao Exército Brasileiro, porque evidentemente ele, como comandante do Exército, como alguém que pode comemorar e salientar a sua vida pública ao longo desses 50 anos, tudo foi feito no Exército brasileiro. Daí a razão, digamos dupla, desta homenagem,. Homenagem aos generais, e homenagem ao Exército brasileiro.


Jornalista: Nosso próximo tema é a questão do Parque Nacional dos Guararapes. A gente está bem feliz com esta ação. O senhor pode falar para gente sobre a importância de revitalizar aquele parque, essa questão dessa história que vai ser resgatada também.


Presidente: É na verdade uma revitalização da história do Brasil. Porque nós, às vezes damos pouca importância aos fatos históricos, e eles servem de mobilizadores  quando enaltecidos como foi no dia de hoje. Eles servem de exemplo no presente para construir o futuro. Muitas e muitas vezes nós derrubamos os nossos, digamos assim, monumentos, prédios, às vezes mais históricos, e nos esquecemos de que foram aqueles momentos do passado que nos trouxeram até aqui. Então, quando nós assinamos esse decreto de revitalização que incentiva e propõe a revitalização do Monte Guararapes, estabelecendo-se lá todos os documentos  históricos importantes, nós estamos pensando também no presente. Daí a importância, penso eu, do gesto hoje praticado.


Jornalista: Ainda falando de história, a gente tem essa questão do monumento de lembrança aos pracinhas. Fala para a gente também sobre a importância de valorizar essa história da Segunda Guerra Mundial?

 

Presidente: Eu dizia há pouco, ouvindo o ministro Raul Jugmann , que na verdade, damos, talvez nós brasileiros damos menos importância a nossa presença na Itália, do que os próprios italianos. Você veja que, todo brasileiro que vai e faz aquele percurso que andaram as tropas brasileiras, são homenageados relembrando presença dos brasileiros na Itália. Ora bem, quando o Ministério da Defesa resolve estabelecer um monumento, será um símbolo para recordar sempre aqueles momentos grandiosos da Força Expedicionária Brasileira que lá esteve.

 

Jornalista: Muito obrigada.

 

Presidente: Obrigado.