Você está aqui: Página Inicial > Acompanhe o Planalto > Discursos > Discursos do Presidente da República > Palavras do senhor presidente da República, Michel Temer, em reunião dos Chefes de Estado do BRICS com o Conselho Empresarial do BRICS - Goa/Índia

Palavras do senhor presidente da República, Michel Temer, em reunião dos Chefes de Estado do BRICS com o Conselho Empresarial do BRICS - Goa/Índia

por Portal Planalto publicado 16/10/2016 07h15, última modificação 23/12/2016 21h43

Goa-Índia, 16 de outubro de 2016

 

Senhor Primeiro-Ministro Narendra Modi,

Senhor Presidente Xi Jinping,

Senhor Presidente Jacob Zuma,

Senhor Presidente Putin,

Senhoras e Senhores, eu quero em primeiro lugar cumprimentar o senhor Onkar Kanwar, presidente da seção indiana do Conselho Empresarial. Como também cumprimento o senhor José Rubens de la Rosa, presidente da seção brasileira do Conselho Empresarial do BRICS.

Minhas palavras, já falando para os empresários, são de otimismo quanto à recuperação da economia brasileira. Nosso governo está empenhado em promover reformas que trarão de volta o crescimento e o emprego.

Também, devo registrar, estamos empenhados em melhorar o ambiente de negócios. Vamos desburocratizar processos, reduzir custos de operação e zelar pela previsibilidade e pela segurança jurídica. Lançamos já, o Programa de Parcerias de Investimentos fundado em regras estáveis. São 34 projetos iniciais nas áreas de portos, aeroportos, rodovias, ferrovias, energia, óleo e gás. As agências reguladoras voltarão a ter papel efetivo de supervisão.

Com as primeiras medidas adotadas, posso assegurar, que já podemos constatar sinais da volta de confiança. A inflação, que sabemos todos, dá sinais de desaceleração. Os índices de confiança da indústria e do consumidor registram altas.

Convido, portanto, as empresas dos países do BRICS a investirem no Brasil - a participarem desse novo momento. As senhoras e os senhores encontrarão um país com estabilidade política, com segurança jurídica e com grande mercado consumidor. Também faço votos de que as empresas que já mantêm investimentos no Brasil, ampliem sua presença. Encorajo, ainda, a comunidade empresarial brasileira a conhecer mais as oportunidades de negócios existentes na Índia, na China, na África do Sul e na Rússia. Confio na capacidade de este Conselho fomentar parcerias entre nossos empresários e ser um catalizador de novos negócios.

Já comentei ao senhor Primeiro-Ministro, Modi, a importância dos contatos pessoa-a-pessoa entre os BRICS. Felicitei-o por ter priorizado essa vertente durante a presidência indiana do grupo. O Conselho Empresarial será grande aliado dessa dimensão de nossos trabalhos.

Serão, portanto, particularmente bem-vindos investimentos em setores capazes de melhorar estruturalmente as nossas economias. Setores que fortalecerão a competividade e a presença global dos países emergentes.

Os senhores podem contar com o renovado compromisso do Brasil com o diálogo entre o BRICS e o setor privado. Estudaremos as propostas deste Conselho com grande interesse.

Muito obrigado a todos.

 

Ouça a íntegra das palavras (04min41s) do presidente.