Você está aqui: Página Inicial > Acompanhe o Planalto > Discursos > Discursos do Presidente da República > Discurso do Presidente da República, Michel Temer, durante Reunião Bilateral com o presidente do Governo da Espanha, Mariano Rajoy

Discurso do Presidente da República, Michel Temer, durante Reunião Bilateral com o presidente do Governo da Espanha, Mariano Rajoy

por Portal Planalto publicado 24/04/2017 14h50, última modificação 24/04/2017 15h58

Palácio Planalto - DF, 24 de abril de 2017

Meus senhores e minhas senhoras, eu tenho, mais uma vez, o prazer de cumprimentar o Presidente Rajoy e a sua comitiva, e agora estender os cumprimentos aos senhores empresários, que ajudam a prosperidade do nosso País, trazendo para o Brasil os investimentos espanhóis.

Portanto, nesta palavra preambular, eu quero dizer a todos que sejam muito bem-vindos aqui à Brasília. E aliás, eu quero registrar, que o Presidente Rajoy e eu acabamos de ter uma produtiva conversa sobre as relações Brasil e Espanha.

Concordamos até que o comércio e os investimentos estão no centro dessa nossa Agenda Bilateral. Não preciso dizer quão expressivo é o papel dos investidores espanhóis no nosso País. Aliás, basta olhar aqui para verificar a diversidade das empresas aqui presentes e, portanto, revelando a densidade das nossas relações econômicas.

          Aqui eu vejo telecomunicações, energia, transporte, finanças, tecnologia, portanto uma diversidade extraordinária, e volto a dizer, ajuda muitíssimo o desenvolvimento do nosso País. E com isso também a Espanha, convenhamos, senhor Presidente do Governo, mostra que acredita e confia no Brasil. A sua visita mesma, depois de nove anos que um presidente do governo espanhol não nos visitava, estar a revelar esta circunstância.

          E ao longo do tempo, eu também registro que as empresas espanholas foram aumentando seus investimentos. A primeira onda desses investimentos ocorreram nos anos 90. Mas a segunda, até interessante teve lugar em meio a uma crise global, quando na verdade as empresas espanholas praticamente dobraram seus investimentos.

          E nós esperamos agora, senhor Presidente, que a terceira onda, vamos chamá-la assim, que comece agora, precisamente com o relançamento de uma parceria muito sólida entre o Brasil e a Espanha.

Eu quero dizer, já disse ao Presidente Rajoy, mas reitero com os senhores empresários, que a hora é de investir no Brasil. Os senhores têm acompanhado as reformas fundamentais que nós temos feito, levado adiante, no governo brasileiro, com o apoio do Congresso Nacional. Aliás, registro ao Presidente Rajoy, que nós temos fortíssimo apoio do Congresso Nacional.

E com isso estamos levando essas reformas adiante. Por meio do diálogo, por um lado, por meio de uma responsabilidade fiscal, aliada com a responsabilidade social.  

E deve dizer que nesta tarefa nós temos tido a compreensão de todo empresariado, o empresariado que aqui está, o empresariado brasileiro, os investimentos estrangeiros em geral.

Eu penso, os senhores empresários poderão dizer com mais segurança do que eu, que está voltando a volta da confiança dos investidores e do consumidor. O é importante para o nosso País.

Nós estamos empenhados em melhorar a nossa infraestrutura, não é, e ao melhorá-la  nós criamos até, lançamos um projeto, chamado  crescer. Que coloca na pauta das concessões mais de 34 setores da administração pública, aliás, alguns já concedidos, outros a serem concedidos. Por isso que, mais uma vez, reiterando a nossa saudação ao Presidente do Governo, Mariano Rajoy, e a sua comitiva, estendo este cumprimento também aos empresários que se fazem presentes, dizendo que sejam todos muito bem-vindos, e que nós temos um imenso prazer em tê-los no Brasil, ajudando, como disse, o crescimento do nosso País.

Portanto, com esses cumprimentos eu quero passar a palavra ao Presidente Mariano Rajoy. 

 

Ouça a íntegra do discurso (05min30s) do presidente.

registrado em: ,