Você está aqui: Página Inicial > Mandatos de Dilma Rousseff (2011-2015 e 2015-2016) > Releases > Presidenta Dilma Rousseff participa do lançamento do Programa Nacional de Educação no Campo

Presidenta Dilma Rousseff participa do lançamento do Programa Nacional de Educação no Campo

por Portal do Planalto publicado 20/03/2012 10h31, última modificação 21/10/2013 17h06
O objetivo do Programa é oferecer apoio técnico e financeiro aos estados, Distrito Federal e municípios para implementação da política de educação do campo, atendendo escolas rurais e quilombolas

A presidenta da República, Dilma Rousseff, participa, nesta terça-feira (20/03), da cerimônia de lançamento do Programa Nacional de Educação no Campo – Pronacampo. A solenidade está marcada para 11h, no Palácio do Planalto.

O objetivo do Programa é oferecer apoio técnico e financeiro aos estados, Distrito Federal e municípios para implementação da política de educação do campo, atendendo escolas rurais e quilombolas. Segundo o Ministério da Educação, no campo, 23,18% dos jovens e adultos com mais de 15 anos são analfabetos e 50,95% não concluíram o ensino fundamental.

O Pronacampo está dividido em quatro Eixos – Gestão e Práticas Pedagógicas, Formação de Professores, Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional e Tecnológica, e Infraestrutura Física e Tecnológica –, cujas metas estão previstas para o período 2012-2014.

Mais de 3 milhões de estudantes receberão material didático relacionado à realidade do campo por meio do Programa Nacional do Livro Didático. Já o programa Mais Educação oferecerá atividades de acompanhamento pedagógico, práticas vinculadas a agroecologia, iniciação científica, direitos em humanos, cultura e arte popular, esporte, lazer, memória e história das comunidades tradicionais. A meta é atender 10 mil escolas com educação integral até 2014.

Professores – A formação de professores também receberá atenção especial, com oferta de aperfeiçoamento para professores do campo e de escolas quilombolas. Além disso, o Pronacampo apoiará a oferta de formação inicial, continuada e pós-graduação para professores, gestores e coordenadores pedagógicos que atuam na educação básica do campo. Também serão oferecidos cursos de licenciatura em educação do campo pelas instituições públicas de ensino superior.

Adultos – Para desenvolver a educação de jovens e adultos e a educação profissional e tecnológica, o governo federal pretende expandir a oferta de cursos voltados ao desenvolvimento do campo nos institutos federais. O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego Campo apoiará a inclusão social dos jovens e trabalhadores do campo. Para isso, serão dedicadas 120 mil bolsas de estudo do Pronatec Campo.

O quarto eixo do Pronacampo, que trata da infraestrutura física e tecnológica das escolas, apoiará a construção de 3 mil escolas e a aquisição de 8 mil ônibus escolares até 2014. Além da estrutura física, o Pronacampo promoverá a educação digital e o uso pedagógico da informática nas escolas do campo e quilombolas por meio da instalação de recursos digitais em 20 mil escolas até 2014.

 

Mais informações
Assessoria de Comunicação Social
Ministério da Educação (61) 2022-7516 / 2022-7520