Você está aqui: Página Inicial > Mandatos de Dilma Rousseff (2011-2015 e 2015-2016) > Releases > Presidenta Dilma Rousseff participa de anúncio de medidas para mitigar efeitos das mudanças no clima

Presidenta Dilma Rousseff participa de anúncio de medidas para mitigar efeitos das mudanças no clima

por Portal do Planalto publicado 04/06/2013 21h39, última modificação 21/10/2013 17h06

 

A presidenta Dilma Rousseff participa, nesta quarta-feira (05), às 10h, no Palácio do Planalto, da reunião do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas (FBMC). Na ocasião, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira apresentará os dados consolidados do desmatamento de 2012 (Prodes), os planos setoriais de mitigação das mudanças no clima e os resultados do Projeto TerraClass.

A iniciativa faz parte dos esforços do governo e da sociedade civil para combater o desmatamento e reduzir as emissões de gases que provocam o efeito estufa. Os setores da indústria, mineração, transportes/mobilidade urbana e saúde apresentarão os respectivos planos setoriais de mitigação das mudanças, além de resultados e desafios. Também está prevista a divulgação das estimativas nacionais de emissões dos gases responsáveis pelo efeito estufa.

Participam do lançamento integrantes do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas e representantes de setores governamentais e não governamentais envolvidos com o processo de implementação da Política Nacional de Mudança do Clima. Durante reunião do FBMC em 2012, que também contou com a presença da presidenta da República, o governo assumiu o compromisso de elaboração dos novos Planos Setoriais - indústria, mineração, saúde, e transportes/mobilidade urbana.

O Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas (FBMC) foi criado pelo Decreto nº 3.515, de 20 de junho de 2000, e tem por objetivo conscientizar e mobilizar a sociedade para a discussão e tomada de posição sobre os problemas decorrentes da mudança do clima por gases do efeito estufa. A Lei que criou a Política Nacional sobre Mudança do Clima (PNMC) determina que o FBMC acompanhe a implantação das ações de redução de gases de efeito estufa estimadas para o Brasil, bem como desempenhe papel central no processo de revisão do Plano Nacional sobre Mudança do Clima e seus planos setoriais.

O Projeto TerraClass, resultado de parceria entre os ministérios do Meio Ambiente, da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), tem por objetivo mapear o tipo de cobertura do solo das áreas já desflorestadas da Amazônia Legal. Os primeiros resultados do TerraClass foram apresentados em 2008. Em 2010 eles foram atualizados e já se iniciou nova atualização (com as informações obtidas em 2012).

O Projeto Prodes de Monitoramento da Floresta Amazônica Brasileira por Satélite é produzido desde 1988 pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Os dados referem-se às taxas anuais do desflorestamento da Amazônia Legal. A partir do ano de 2002, estas estimativas começaram a ser produzidas por classificação digital de imagens, seguindo a Metodologia Prodes. A principal vantagem deste procedimento está na precisão do georreferenciamento dos polígonos de desflorestamento, de forma a produzir um banco de dados geográfico multitemporal.

 

Mais informações
Ministério do Meio Ambiente
Assessoria de imprensa
Tel. 61-2028-1227

registrado em:
Assunto(s): Governo federal