Você está aqui: Página Inicial > Mandatos de Dilma Rousseff (2011-2015 e 2015-2016) > Releases > Presidenta Dilma participa da cerimônia de substituição da Bandeira Nacional, como parte das comemorações da Semana da Pátria

Presidenta Dilma participa da cerimônia de substituição da Bandeira Nacional, como parte das comemorações da Semana da Pátria

por Portal do Planalto publicado 02/09/2011 21h27, última modificação 21/10/2013 17h06
Substituição da Bandeira Nacional acontece tradicionalmente no primeiro domingo de cada mês

 

Neste domingo (4/9), às 09h, a presidenta da República, Dilma Rousseff, participa da cerimônia de substituição da Bandeira Nacional, na Praça dos Três Poderes, em Brasília. A substituição da Bandeira Nacional acontece tradicionalmente no primeiro domingo de cada mês e é realizada em rodízio entre as Forças Armadas e o Governo do Distrito Federal.

A nova Bandeira será hasteada até o topo do mastro, de 110 metros de altura, pela tropa da Marinha composta por um pelotão de 60 mulheres militares. O hasteamento da nova Bandeira acontece ao som do Hino Nacional, acompanhado de salva de 21 tiros de canhão. Já o arreamento da antiga Bandeira acontece após o hasteamento da nova, de forma que o mastro jamais fica sem o símbolo nacional em seu topo e ratifica a mensagem contida nele: “Sob a guarda do povo brasileiro, nesta Praça dos Três Poderes, a Bandeira sempre ao alto: visão permanente da Pátria”.

 A solenidade, que é aberta ao público, contará ainda com a presença de 10 escolas e três grupos de escoteiros, além de apresentações da Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais e da banda formada por crianças integrantes do projeto “Forças no Esporte”,  do Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília (GptFNB). 

 

Mais informações
Assessoria de imprensa
Marinha do Brasil (61) 3429-1196

 

registrado em:
Assunto(s): Governo federal