Você está aqui: Página Inicial > Mandatos de Dilma Rousseff (2011-2015 e 2015-2016) > Releases > Presidenta Dilma participa da abertura de seminário sobre gestão de compras governamentais

Presidenta Dilma participa da abertura de seminário sobre gestão de compras governamentais

por Portal do Planalto publicado 13/09/2011 20h18, última modificação 21/10/2013 17h06
O encontro apresentará modelos de aquisições desenvolvidos pelo governo federal no âmbito da educação nos últimos anos e debaterá alternativas para melhorar os processos de aquisição existentes.

 

A presidenta da República, Dilma Rousseff, participa nesta quarta-feira (14/9), às 9h, do seminário Gestão de Compras Governamentais – a Experiência da Educação. O encontro, que ocorre no Hotel Royal Tulip, em Brasília, apresentará modelos de aquisições desenvolvidos pelo governo federal no âmbito da educação nos últimos anos e debaterá alternativas para melhorar os processos de aquisição existentes.

De acordo com dados do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia do Ministério da Educação, a nova sistemática de compras governamentais, baseada em pregões eletrônicos para registro nacional de preços, permitiu economia aos cofres públicos de aproximadamente R$ 866 milhões no período de 2008 a 2010, com redução média de 18% nos preços dos produtos.

No caso dos uniformes escolares, por exemplo, os preços são, em média, 40% mais baixos em relação aos pagos por estados e municípios no modelo de compra tradicional. Além do preço, da transparência do processo e da qualidade dos produtos, inspecionados por laboratórios credenciados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), a aquisição se torna mais rápida pelo modelo atual.

No período da manhã, o Seminário terá sessão plenária para debate sobre o modelo de gestão de compras governamentais na área da educação. À tarde, cinco oficinas tratarão de temas como busca da eficiência nos gastos governamentais, processos de controle interno e externo que visem a transparência e experiência de aquisições de remédios e equipamentos para hospitais universitários.

A programação do encontro também prevê exposição dos produtos que estados e municípios podem adquirir por meio dos registros de preços nacionais, como ônibus, bicicletas e mobiliário escolares; computadores portáteis e uniformes.

  

Mais informações
Assessoria de imprensa
Ministério da Educação (61) 2022-7520