Você está aqui: Página Inicial > Mandatos de Dilma Rousseff (2011-2015 e 2015-2016) > Releases > Presidenta Dilma participa da abertura da XV Bienal Internacional do Livro no Rio de Janeiro

Presidenta Dilma participa da abertura da XV Bienal Internacional do Livro no Rio de Janeiro

por Portal do Planalto publicado 31/08/2011 21h44, última modificação 21/10/2013 17h06
Com a participação de 150 autores nacionais e 23 estrangeiros, a 15ª Bienal Internacional do Livro no Rio de Janeiro terá início nesta quinta-feira (1º/9)


Com a participação de 150 autores nacionais e 23 estrangeiros, a 15ª Bienal Internacional do Livro no Rio de Janeiro terá início nesta quinta-feira (1º/9). A presidenta da República, Dilma Rousseff, estará presente na cerimônia de abertura do evento, no centro de convenções Riocentro, na Barra da Tijuca, às 15h30.

A proposta da Bienal é aproximar a população do universo da leitura e dos próprios autores. Nos espaços dedicados às atrações do evento, os visitantes podem participar de debates e bate-papos com personalidades culturais e de atividades recreativas que promovem a leitura. Este ano será feita uma homenagem ao Brasil, por meio de uma série de ações, como debates sobre a cultura e a realidade do país.

O público estimado para os 11 dias de programação é de 640 mil pessoas, segundo os organizadores. Haverá 950 expositores distribuídos em um espaço de 55 mil m². Durante o evento, serão lançados cerca de mil títulos, com expectativa de venda de 2,5 milhões de livros.

A Bienal é dividida em diferentes espaços de debate. O Café Literário, por exemplo, permite discussões sobre estilos e ideias e terá duas novidades este ano: o Sarau Poético, com declamação de poemas, e a Debateboca, de perguntas e respostas entre público e autores.

Já o espaço Mulher e Ponto promove bate-papos entre escritoras que retratam em suas obras temas relacionados à mulher. O Livro em Cena tem a proposta de difundir o conhecimento de clássicos da literatura. As sessões Conexão Jovem e Encontros com Autores são dedicadas ao público jovem. Além disso, haverá a Biblioteca Mirim, com obras dirigidas ao público infanto-juvenil e sessões diárias de contação de histórias.

A Bienal terá dias reservados para visitação de estudantes de escolas públicas e particulares. O objetivo é aproximar as crianças e adolescentes do mundo dos livros. Para esta edição, foram colocadas à disposição das escolas 170 mil vagas. Todos os estudantes inscritos na visitação escolar receberão a Nota da Bienal, um vale de R$ 5 que poderá ser trocado por um livro no mesmo valor.

A Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro ocorre a cada dois anos. A primeira edição do evento foi realizada em 1983.

 

Mais informações
Assessoria de imprensa
15ª Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro (21) 3461-4616 – ramal 137
http://www.bienaldolivro.com.br/imprensa