Você está aqui: Página Inicial > Mandatos de Dilma Rousseff (2011-2015 e 2015-2016) > Releases > Presidenta Dilma inaugura aeromovel e entrega máquinas em Porto Alegre (RS)

Presidenta Dilma inaugura aeromovel e entrega máquinas em Porto Alegre (RS)

por Portal do Planalto publicado 10/08/2013 09h16, última modificação 21/10/2013 17h06
O aeromovel foi totalmente desenvolvido no Brasil com tecnologia 100% nacional. A linha interliga o Aeroporto Internacional Salgado Filho à estação mais próxima de trem com acesso ao centro de Porto Alegre.


A presidenta Dilma Rousseff participa, neste sábado (10), a partir das 10 horas, da inauguração do primeiro aeromovel do país, que vai funcionar em Porto Alegre. A cerimônia será realizada no estacionamento do Aeroporto Salgado Filho. Em seguida, às 11h45, realiza a entrega de máquinas retroescavadeiras a 40 prefeituras do Rio Grande do Sul.

O projeto do aeromovel foi totalmente desenvolvido no Brasil com tecnologia 100% nacional. A linha interliga o Aeroporto Internacional Salgado Filho à estação mais próxima de trem com acesso ao centro de Porto Alegre. O trajeto de 814 metros será realizado em apenas dois minutos.

O aeromovel é um meio de transporte automatizado em via elevada, que utiliza veículos leves e não motorizados. O resultado é uma solução de mobilidade urbana de baixo custo operacional e de implantação, além de possuir baixíssimo impacto ambiental. O projeto recebeu R$ 37,8 milhões em investimentos do governo federal e deve beneficiar mais de 7 mil usuários por dia.

Retroescavadeiras – Também neste sábado, em cerimônia no complexo da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), a presidenta Dilma realiza a entrega de máquinas retroescavadeiras a 40 municípios gaúchos. A doação, coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), faz parte da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).

O maquinário é destinado à restauração e manutenção de estradas vicinais, que ligam o meio rural ao perímetro urbano. Serão investidos mais de R$ 6 milhões nas 40 retroescavadeiras, que vão beneficiar 135 mil pessoas, sendo mais de 25 mil agricultores familiares.

 

Mais informações:

Ministério das Cidades
Assessoria de Comunicação Social – (61) 2108-1602
www.cidades.gov.br

 

Ministério do Desenvolvimento Agrário
Assessoria de Imprensa – (61) 2020-0262
www.mda.gov.br

registrado em:
Assunto(s): Governo federal