Você está aqui: Página Inicial > Mandatos de Dilma Rousseff (2011-2015 e 2015-2016) > Releases > Presidenta Dilma anuncia distribuição gratuita de medicamentos no programa Aqui Tem Farmácia Popular

Presidenta Dilma anuncia distribuição gratuita de medicamentos no programa Aqui Tem Farmácia Popular

por Portal do Planalto publicado 29/06/2011 16h23, última modificação 21/10/2013 17h06
Presidenta Dilma anuncia início da distribuição gratuita de medicamentos contra hipertensão e diabetes por meio do programa Aqui Tem Farmácia Popular

A presidenta Dilma Rousseff anuncia, nesta quinta-feira (03/02), às 11h, o início da distribuição gratuita de medicamentos contra hipertensão e diabetes por meio do programa Aqui Tem Farmácia Popular. Com essa medida o governo federal espera beneficiar mensalmente quase 960 mil hipertensos e diabéticos cadastrados no Programa. A cerimônia ocorre no Salão Nobre do Palácio do Planalto, em Brasília (DF).

O evento marcará também o anúncio do credenciamento da drogaria de número 15 mil no Aqui Tem Farmácia Popular, que atualmente beneficia, por mês, cerca de 1,3 milhão de pessoas em todo país. Além disso, na ocasião, o Ministro da Saúde (MS) assina a portaria que regulamenta a distribuição gratuita de medicamentos para hipertensão e diabetes, bem como estabelece o prazo máximo - até o dia 14 deste mês – para que as farmácias conveniadas se adaptem às novas regras.

De acordo com o MS, o orçamento anual do programa Aqui Tem Farmácia Popular é de R$ 470 milhões, e o impacto dessa nova medida será definido com base nas informações do sistema de gerenciamento do programa.

Presente em mais de 2,5 mil municípios, o programa Farmácia Popular foi criado em 2004 com o objetivo de oferecer medicamentos essenciais a um baixo custo para a população, melhorando o acesso e beneficiando uma maior quantidade de pessoas. Os medicamentos podem ser adquiridos na rede “Aqui Tem Farmácia Popular”, onde o cidadão deve apenas apresentar um documento com foto, CPF e a receita médica para ter acesso ao benefício.

Por meio de parcerias com a rede privada de farmácias, o governo federal paga o percentual de 90% sobre o preço de referência do medicamento nos estabelecimentos com a marca “Aqui Tem Farmácia Popular”, que oferecem 24 tipos de medicamentos para hipertensão, diabetes, asma, rinite, mal de Parkinson, osteoporose e glaucoma, além de fraldas geriátricas.

Mais informações
Assessoria de imprensa
Ministério da Saúde (61) 3315-3580