Você está aqui: Página Inicial > Mandatos de Dilma Rousseff (2011-2015 e 2015-2016) > Releases > No Rio de Janeiro, Presidente em exercício, Michel Temer, participa da Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais da Saúde

No Rio de Janeiro, Presidente em exercício, Michel Temer, participa da Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais da Saúde

por Portal do Planalto publicado 18/10/2011 21h18, última modificação 21/10/2013 17h06
O Presidente da República em exercício, Michel Temer, participa da Conferência Mundial de Determinantes Sociais da Saúde (CMDSS)

 

Nesta quarta-feira (19/10), às 14 horas, o presidente da República em exercício, Michel Temer, participa da Conferência Mundial de Determinantes Sociais da Saúde (CMDSS). A CMDSS acontece de 19 a 21 de outubro, no Forte de Copacabana, Rio de Janeiro (RJ). A organização do evento estima que mil participantes devem comparecer em todos os dias do evento.

Segundo a Fiocruz, organizadora do evento, a Conferência foi idealizada como meio para debate entre chefes de Estado, representantes da sociedade civil, pesquisadores, entre outras autoridades oriundas de continentes variados, sobre estratégias, metodologias e assunção do compromisso coletivo de combate às iniquidades em saúde, por meio da ação sobre seus determinantes sociais. O objetivo principal do evento é que, ao final de sua realização, haja um consenso sobre o texto da Carta do Rio, documento que vai apontar diretrizes para que entidades, órgãos oficiais e governos possam basear suas ações e políticas sobre o tema.

Na ocasião, está prevista a abordagem e discussão de temas como: “Governança para o enfrentamento das causas mais profundas das desigualdades em saúde: implementando ações sobre os DSS”; “Promovendo a participação: lideranças comunitárias para ação sobre os determinantes sociais”; “O papel do setor saúde (incluindo os programas de saúde pública) na redução de desigualdades em saúde”; “Ação global sobre os determinantes sociais: alinhando prioridades e parceiros interessados”; “Monitorando o progresso: mensurações e análises para informar as políticas sobre determinantes sociais”; entre outros.

De acordo com a Fiocruz, em 2008, a Comissão da Organização Mundial de Saúde (OMS) enfatizou a importância da ação sobre os determinantes sociais para reduzir as iniquidades em saúde. Após a análise do relatório da Comissão, em 2009, a Assembleia Mundial de Saúde (AMS) solicitou à Diretoria Geral da OMS que fosse realizado um evento para discutir novos planos, com o intuito de diminuir as desigualdades na saúde mundial. Na AMS de 2010, o governo brasileiro se ofereceu para sediar esse evento, oferta acatada pela OMS, provocando assim a realização da Conferência Mundial de Determinantes Sociais da Saúde, com sede no Rio de Janeiro.

 

Mais informações
Assessoria de imprensa
Fiocruz (21) 2525-1192/2270-5343