Você está aqui: Página Inicial > Mandatos de Dilma Rousseff (2011-2015 e 2015-2016) > Releases > Governo Federal apoia famílias atingidas por tornado em Santa Catarina

Governo Federal apoia famílias atingidas por tornado em Santa Catarina

por Portal Planalto publicado 21/04/2015 14h50, última modificação 21/04/2015 15h29

O governo federal, por meio dos ministérios da Integração Nacional (MI) e do Trabalho e Emprego (MTE), se mobiliza para apoiar as famílias atingidas por um tornado no município de Xanxerê, em Santa Catarina, na região Oeste do estado.

 O MI, por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), mobilizou uma tropa com 100 homens do Exército para ajudar na remoção dos escombros e na limpeza da cidade. O ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, deve embarcar hoje para Santa Catarina.

 Já o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, que é catarinense, garantiu esta manhã (21) a liberação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para as famílias atingidas. Segundo ele, os procedimentos junto ao fundo terão início nesta quarta-feira (22) para que as famílias tenham condições de dispor de algum recurso para reconstruírem o que foi destruído o mais rápido possível.

  “O FGTS já foi liberado em outros casos. Vamos tomar todas as providências para que os recursos cheguem até as pessoas que tiveram suas casas destruídas”, argumentou.

 Dias procurou o prefeito de Xanxerê, Ademir Gasparino, para transmitir solidariedade e informar sobre a liberação do FGTS para a comunidade. O processo de liberação do FGTS inclui a decretação de Estado de Calamidade Pública pelo município, o que deve ser providenciado pelo prefeito.

 A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil está em contato com a Defesa Civil do Estado para o levantamento dos estragos e definição de outras providências por parte do governo federal.