Você está aqui: Página Inicial > Mandatos de Dilma Rousseff (2011-2015 e 2015-2016) > Releases > Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas se reúne com a Presidenta Dilma

Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas se reúne com a Presidenta Dilma

por Portal do Planalto publicado 04/04/2012 10h41, última modificação 21/10/2013 17h06
A pauta do evento reunirá temas como “O processo de construção dos planos setoriais de mitigação e adaptação às mudanças climáticas” e “As perspectivas da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) e a atuação do Brasil no evento”

O Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas (FBMC) reúne-se nesta quarta-feira (4), em Brasília. O encontro, que será realizado a partir das 15 horas, no Salão Oeste do Palácio do Planalto, contará com a presença da presidenta da República, Dilma Rousseff.

O secretário-executivo do FBMC e diretor da Coppe/UFRJ, Luiz Pinguelli Rosa, conduzirá a pauta do encontro, que inclui “O processo de construção dos planos setoriais de mitigação e adaptação às mudanças climáticas” e “As perspectivas da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) e a atuação do Brasil no evento”. Pinguelli apresentará, também, a agenda do Fórum para os próximos meses de 2012.

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, a ministra–chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, o ministro das Relações Exteriores, embaixador Antonio Patriota, também participarão da reunião. O encontro contará ainda com as presenças de membros do Grupo de Trabalho de Mudanças Climáticas, Pobreza e Desigualdades do FBMC e de representantes de vários setores da sociedade que compõem o Fórum.

O Fórum tem entre suas principais finalidades conscientizar e mobilizar a sociedade para enfrentar os problemas decorrentes da mudança do clima por gases de efeito estufa. Cabe ao FBMC gerenciar a inclusão, nas políticas públicas, das questões sobre mudanças climáticas.

O FBMC é presidido pelo presidente da República e composto por doze ministros de Estado, pelo diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), pesquisadores, acadêmicos e representantes da sociedade civil.

A convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o professor Luiz Pinguelli Rosa, diretor da Coppe, assumiu a Secretaria do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas em novembro de 2004 e, desde então, a Coppe passou a sediar o FBMC. Em março de 2011, o professor Pinguelli aceitou o convite da presidenta Dilma Rousseff para permanecer no cargo.