Você está aqui: Página Inicial > Mandatos de Dilma Rousseff (2011-2015 e 2015-2016) > Releases > Em Porto Alegre, presidenta Dilma participa de solenidade do Dia Internacional do Holocausto

Em Porto Alegre, presidenta Dilma participa de solenidade do Dia Internacional do Holocausto

por Portal do Planalto publicado 29/06/2011 16h48, última modificação 21/10/2013 17h06
O evento será promovido pela Confederação Israelita do Brasil (Conib), com apoio da Federação Israelita do Rio Grande do Sul

Nesta quinta-feira (27/1), a partir das 19h, a presidenta Dilma Rousseff participa de solenidade do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, a se realizar no palácio do Ministério Público Estadual de Porto Alegre. O evento será promovido pela Confederação Israelita do Brasil (Conib), com apoio da Federação Israelita do Rio Grande do Sul.

A homenagem, instituída há seis anos pela Assembléia Geral das Nações Unidas, marca o dia em que tropas soviéticas libertaram o campo de extermínio de Auschwitz, na Polônia, em 1945.

A Organização das Nações Unidas (ONU), em resolução apoiada pelo Brasil, pede aos países membros que elaborem programas de educação sobre o Holocausto e "condena sem reservas todas as manifestações de intolerância religiosa, de incentivo ao ódio, de perseguição ou de violência contra pessoas ou comunidades por causas étnicas ou religiosas e rejeita qualquer negação do Holocausto como fato histórico".

Nesta quarta-feira (26/1), às 11h30, o Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil e a Federação Israelita do estado do Rio de Janeiro realizaram, no Palácio Itamaraty do Rio de Janeiro, uma sessão solene alusiva à data. Na ocasião, foi exibida a mostra DES-HUMANIZE-SE, que aborda o processo de desumanização pelo qual passaram as vítimas do Holocausto, exposição organizada pela instituição cultural judaica Hillel.

Mais informações
Confederação Israelita do Brasil (11) 3862-8258