Você está aqui: Página Inicial > Mandatos de Dilma Rousseff (2011-2015 e 2015-2016) > Notas Oficiais > Nota à imprensa - Chefes de Estado cumprimentam Dilma pela releeição

Nota à imprensa - Chefes de Estado cumprimentam Dilma pela releeição

por Portal Planalto publicado 29/10/2014 17h00, última modificação 29/10/2014 17h02

 

 

A Presidenta Dilma Rousseff recebeu nesta quarta-feira telefonema de cumprimentos da Chanceler da Alemanha, Angela Merkel, pela reeleição no último dia 26/10.

 

A Chanceler alemã elogiou o processo eleitoral brasileiro e demonstrou interesse em continuar trabalhando com a Presidenta Dilma com vistas a fortalecer os mecanismos bilaterais de diálogo e cooperação. Manifestou a expectativa de avistar-se com a mandatária brasileira ao ensejo da próxima reunião do G20 na Austrália, ocasião em tencionaria definir em conjunto datas para realização, em 2015, no Brasil, da Reunião de Consultas Intergovernamentais de Alto Nível Brasil-Alemanha. Trata-se de mecanismo de diálogo, com a participação dos mandatários e ministros, para consultas sobre temas de interesse bilateral e internacional.

 

A Presidenta Dilma Rousseff agradeceu o telefonema e concordou com a necessidade de impulsionar o trabalho de fortalecimento das relações bilaterais. Ressaltou a importância de realizar, em breve, as Consultas Intergovernamentais de Alto Nível com a Alemanha, país com o qual o Brasil mantém intensos laços de comércio e investimentos, além de densas relações nos campos político, cultural e educacional, entre outras áreas. A Presidenta expressou também a intenção de reunir-se com a Chanceler Merkel à margem da próxima Cúpula do G20 em Brisbane, Austrália.

 

Na terça-feira, a Presidenta Dilma recebeu telefonemas do Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e do Presidente da Guiné Bissau, José Mário Vaz.

 

O Presidente Barack Obama cumprimentou a Presidenta Dilma pela reeleição e afirmou que o pleito demonstrou a solidez da democracia brasileira. Disse que pretende continuar a trabalhar com a mandatária brasileira, com com quem espera encontrar-se por ocasião da reunião do G20, na Austrália. O Presidente dos EUA disse que valoriza a parceria bilateral com o Brasil e que vê grandes oportunidades de cooperação nas áreas econômico-financeira e de energia. Sugeriu que equipes dos dois países "trabalhem os mecanismos existentes para definir a agenda para 2015, estabelecendo as bases para preparação da visita de Estado da Presidenta brasileira aos EUA em momento oportuno". O Presidente Obama registrou, ainda, as impressões muito positivas que lhe foram transmitidas pelo Vice-Presidente Joe Biden sobre a reunião que manteve com a Presidenta Dilma Rousseff por ocasião da visita que fez ao Brasil durante a Copa do Mundo de Futebol.

 

A Presidenta Rousseff agradeceu os cumprimentos e disse que a eleição foi importante para o Brasil e para a região. Afirmou ter todo interesse em estreitar laços com os EUA. Disse que terá satisfação em encontrá-lo na reunião do G20, em novembro próximo. Afirmou também que é importante o trabalho bilateral com vistas a preparar uma visita de Estado aos EUA.

 

Por sua vez, o Presidente da Guiné Bissau, José Mário Vaz, cumprimentou a Presidenta Dilma pela reeleição e desejou-lhe êxito no novo governo.  A Presidenta Dilma agradeceu os cumprimentos e disse que manterá, no segundo mandato, com alta prioridade as relações com a África. Reiterou ao Presidente Vaz que seu país seguirá contando com o apoio do Brasil para consolidação da democracia e o desenvolvimento econômico e social.

 

Na última segunda-feira, a Presidenta Dilma Rousseff recebeu chamadas dos presidentes da Colômbia, Juan Manuel Santos, da Federação Russa, Vladimir Putin, do Peru, Ollanta Humala, da Argentina, Cristina Fernandez de Kirchner, do Paraguai, Horacio Cartes, do Chile, Michelle Bachelet, do Equador, Rafael Correa, da Venezuela, Nicolás Maduro, e da França, François Hollande, além do Primeiro-Ministro da Suécia, Stefan Löfven.