Você está aqui: Página Inicial > Mandatos de Dilma Rousseff (2011-2015 e 2015-2016) > Notas Oficiais > MRE divulga nota informativa sobre o Encontro Iberoamericano de Alto Nível em Comemoração do Ano Internacional dos Afrodescendentes

MRE divulga nota informativa sobre o Encontro Iberoamericano de Alto Nível em Comemoração do Ano Internacional dos Afrodescendentes

por Portal do Planalto publicado 18/11/2011 19h20, última modificação 21/03/2014 16h31
O Encontro buscará dar maior visibilidade às contribuições sociais, culturais, políticas e econômicas dos afrodescendentes aos países da América Latina e do Caribe; destacar políticas públicas inclusivas e boas práticas; e debater estratégias de inclusão dos afrodescendentes nos diversos contextos nacionais

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) divulgou a nota à imprensa nº 445, com informações sobre o Encontro Iberoamericano de Alto Nível em Comemoração do Ano Internacional dos Afrodescendentes, em Salvador (BA). Leia abaixo a íntegra da nota.

Será realizado em Salvador, em 19 de novembro de 2011, o Encontro Iberoamericano de Alto Nível em Comemoração ao Ano Internacional dos Afrodescendentes, que foi precedido por debates e mesas redondas com a sociedade civil. Organizado no contexto da proclamação de 2011 como o “Ano Internacional dos Afrodescendentes” pela ONU, trata-se de iniciativa conjunta do Ministério das Relações Exteriores, da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, do Governo do Estado da Bahia e da Secretaria-Geral Iberoamericana, e contará com a presença de representantes governamentais e da sociedade civil da América Latina, do Caribe e da África.

De acordo com estimativas do Banco Mundial, do UNICEF e da CEPAL, entre 150 e 200 milhões de habitantes da América Latina e do Caribe são afrodescendentes, correspondendo a aproximadamente 30% a 35% da população regional. No Brasil, de acordo com dados do último Censo de 2010 conduzido pelo IBGE, 97 milhões de pessoas ou 50,7% da população declaram ter ascendência africana.

O Encontro buscará dar maior visibilidade às contribuições sociais, culturais, políticas e econômicas dos afrodescendentes aos países da América Latina e do Caribe; destacar políticas públicas inclusivas e boas práticas; e debater estratégias de inclusão dos afrodescendentes nos diversos contextos nacionais.

O evento oferecerá perspectivas novas de cooperação e de diálogo entre os Estados e a sociedade civil na busca da superação da discriminação de que ainda são vítimas os descendentes dos africanos nas Américas.

No dia 19 de novembro, o Encontro será encerrado com a presença dos Presidentes do Brasil, Cabo Verde, República da Guiné e Uruguai e do Vice-Presidente da Colômbia, além de altas autoridades de países com significativa parcela de sua população oriunda da diáspora africana.

 

Mais informações www.mre.gov.br