Você está aqui: Página Inicial > Mandatos de Dilma Rousseff (2011-2015 e 2015-2016) > Notas Oficiais > MRE divulga nota informativa sobre a visita do Primeiro-Ministro da Finlândia, Jyrki Katainen

MRE divulga nota informativa sobre a visita do Primeiro-Ministro da Finlândia, Jyrki Katainen

por Portal do Planalto publicado 14/02/2012 09h04, última modificação 21/03/2014 17h20
Brasil e Finlândia examinarão as perspectivas para intensificar a cooperação em educação, ciência, tecnologia, inovação, energia e turismo

 

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) divulgou a nota à imprensa nº 33, com informações sobre a visita do Primeiro-Ministro da Finlândia, Jyrki Katainen, ao Brasil. Leia abaixo a íntegra da nota.

O Primeiro-Ministro da Finlândia, Jyrki Katainen, realiza visita ao Brasil entre os dias 12 e 16 de fevereiro. Acompanhado pelo Ministro de Assuntos Europeus e Comércio Exterior, Alexander Stubb, e por expressiva delegação empresarial, cumprirá agenda em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.

Em Brasília, no dia 13, o Primeiro-Ministro Jyrki Katainen será recebido pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp. No dia 14, o Primeiro-Ministro Jyrki Katainen será recebido pela Presidenta Dilma Rousseff e se reunirá com o Ministro das Relações Exteriores, Antonio de Aguiar Patriota. Brasil e Finlândia examinarão as perspectivas para intensificar a cooperação em educação, ciência, tecnologia, inovação, energia e turismo. Há interesse em estimular a cooperação acadêmica entre os dois países, por meio do programa "Ciência sem Fronteiras".

Serão tratadas, ainda, as perspectivas para a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) e o tema da mediação como instrumento para prevenção de conflitos internacionais.

Há significativo potencial para aprofundamento nas relações comerciais entre Brasil e Finlândia. Em 2011, comércio bilateral alcançou o valor recorde de US$ 1,47 bilhão. Nesse mesmo ano, as exportações brasileiras atingiram US$ 742,4 milhões, o que representa crescimento de 55,73% em relação a 2010.

O Primeiro-Ministro Jyrki Katainen também se encontrará com o Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, com o Presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, e com o Presidente do BNDES, Luciano Coutinho.

 

Mais informações www.mre.gov.br