Você está aqui: Página Inicial > Mandatos de Dilma Rousseff (2011-2015 e 2015-2016) > Notas Oficiais > MRE divulga nota informativa sobre a visita do Presidente da Ucrânia, Viktor Yanukovych, ao Brasil

MRE divulga nota informativa sobre a visita do Presidente da Ucrânia, Viktor Yanukovych, ao Brasil

por Portal do Planalto publicado 25/10/2011 12h05, última modificação 21/03/2014 16h32
Brasil e Ucrânia mantêm parceria estratégica, da qual a cooperação espacial é componente central

 

 

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) divulgou a nota à imprensa nº 409, com informações sobre a visita do Presidente da Ucrânia, Viktor Yanukovych, ao Brasil. Leia abaixo a íntegra da nota.

O Presidente da Ucrânia, Viktor Yanukovych, realiza visita de Estado ao Brasil entre os dias 23 e 25 de outubro de 2011. Neste ano, comemoram-se os 120 anos da imigração ucraniana para o Brasil. No dia 24, em São Paulo, o Presidente Yanukovych se encontrará com empresários e com representantes da comunidade ucraniana no Brasil, que hoje supera 400 mil pessoas. No dia 25, em Brasília, será recebido pela Presidenta da República, Dilma Rousseff, e se encontrará com autoridades dos Poderes Legislativo e Judiciário.

Brasil e Ucrânia mantêm parceria estratégica, da qual a cooperação espacial é componente central. A empresa binacional Alcântara Cyclone Space desenvolve o foguete Cyclone-4, para lançamento pelo Centro de Alcântara, no Maranhão.

Os Presidentes examinarão possibilidades para o aprofundamento da relação bilateral em temas como biocombustíveis e esportes. Serão assinados acordos nas áreas de defesa, saúde, agropecuária e promoção de investimentos. Em 2011, o intercâmbio comercial entre Brasil e Ucrânia deverá superar US$ 1 bilhão, montante quatro vezes superior ao registrado em 2003.

Além da agenda bilateral, os Presidentes examinarão temas de interesse global, como o cenário econômico atual, a preparação para a Conferência Rio+20, questões de paz e segurança e a reforma das instituições de governança global.

Mais informações www.mre.gov.br