Você está aqui: Página Inicial > Mandatos de Dilma Rousseff (2011-2015 e 2015-2016) > Notas Oficiais > MRE divulga nota informativa sobre a visita do presidente da Alemanha, Christian Wulff

MRE divulga nota informativa sobre a visita do presidente da Alemanha, Christian Wulff

por Portal do Planalto publicado 28/06/2011 16h36, última modificação 21/03/2014 16h05
Os dois presidentes devem conversar sobre a ampliação da cooperação na área de ciência, tecnologia e inovação e questões da agenda internacional

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) divulgou a Nota à Imprensa nº 174, com informações sobre a visita do presidente da Alemanha, Christian Wulff, ao Brasil. Leia abaixo a íntegra da nota.

O Presidente da República Federal da Alemanha, Christian Wulff, realiza visita de Estado ao Brasil no período de 4 a 7 de maio. O Presidente Wulff viaja acompanhado de importante delegação empresarial e visitará Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro. Em Brasília, manterá reunião de trabalho com a Presidenta Dilma Rousseff, ocasião em que deverá ser discutido o aprofundamento da Parceria Estratégica entre Brasil e Alemanha, estabelecida em 2002.

Os dois países têm interesse em intensificar cooperação na área de ciência, tecnologia e inovação. Brasil e Alemanha buscam estimular iniciativas para o emprego de novas tecnologias em áreas tais como engenharia de produção e pesquisa de materiais. Há hoje mais de 20 programas de engenharia orientados a esses setores.

Serão tratadas também questões da agenda internacional, tendo presente, em particular, a participação concomitante dos dois países no Conselho de Segurança das Nações Unidas e sua atuação no G-20.

O Brasil é o maior parceiro comercial da Alemanha na América Latina. A Alemanha, por sua vez, é o quarto principal parceiro comercial do Brasil. O intercâmbio em 2010 totalizou US$ 20,6 bilhões, o que representou 23% do comércio entre o Brasil e a União Europeia.

No primeiro trimestre de 2011, as exportações brasileiras com destino à Alemanha alcançaram US$ 2,1 bilhões, o que representa aumento de 31% em relação ao mesmo período de 2010. Mais de 1.200 empresas alemãs estão instaladas no Brasil. Estima-se que a contribuição destas empresas para a formação do PIB brasileiro em torno de 8% a 10%.

Mais informações www.mre.gov.br