Você está aqui: Página Inicial > Mandatos de Dilma Rousseff (2011-2015 e 2015-2016) > Notas Oficiais > MRE divulga nota informativa sobre a visita da Presidenta Dilma Rousseff à Bulgária

MRE divulga nota informativa sobre a visita da Presidenta Dilma Rousseff à Bulgária

por Portal do Planalto publicado 05/10/2011 09h05, última modificação 21/03/2014 16h24
Recentemente, a interação entre Brasil e Bulgária tem-se intensificado por meio de troca de visitas de alto nível. A viagem da Presidenta Dilma Rousseff será a primeira de Chefe de Estado brasileiro ao país.

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) divulgou a nota à imprensa nº 366, com informações sobre a visita da Presidenta Dilma Rousseff à Bulgária - Sófia, nos dias 5 e 6 de outubro de 2011. Leia abaixo a íntegra da nota.

A Presidenta da República, Dilma Rousseff, realizará visita oficial à República da Bulgária nos dias 5 e 6 de outubro, quando manterá encontro com o Presidente Georgi Parvanov e com o Primeiro-Ministro Boyko Borissov.

A Presidenta deverá tratar da cooperação bilateral nas áreas de educação, tecnologia de informação, energia e transportes. A visita servirá, ainda, para estimular a cooperação esportiva, com vistas aos Jogos Olímpicos de 2016, bem como identificar possibilidades de investimentos brasileiros na Bulgária.

Acompanharão a delegação brasileira empresários dos setores de energia, aviação, infraestrutura e agronegócio, que participarão de conferência sobre a experiência brasileira em setores estratégicos para o desenvolvimento sustentável. Além disso, serão examinados meios de incrementar o intercambio comercial. O fluxo comercial com a Bulgária foi de US$ 147 milhões em 2010. Neste ano, até o mês de agosto, foram registradas trocas de US$ 113 milhões.

O Brasil e a Bulgária estabeleceram relações diplomáticas em 1961, e nesse mesmo ano estabeleceu-se a primeira Legação do Brasil em Sófia – elevada a Embaixada em 1974. Recentemente, a interação entre os dois países tem-se intensificado por meio de troca de visitas de alto nível. A viagem da Presidenta Dilma Rousseff será a primeira de Chefe de Estado brasileiro ao país.

Mais informações www.mre.gov.br