Você está aqui: Página Inicial > Mandatos de Dilma Rousseff (2011-2015 e 2015-2016) > Notas Oficiais > MRE divulga nota informativa sobre a visita da presidenta da República, Dilma Rousseff, a Montevidéu – Uruguai

MRE divulga nota informativa sobre a visita da presidenta da República, Dilma Rousseff, a Montevidéu – Uruguai

por Portal do Planalto publicado 16/12/2011 19h46, última modificação 21/03/2014 16h31
A Presidenta Dilma Rousseff participará, em 20 de dezembro, em Montevidéu, Uruguai, da XLII Cúpula de Presidentes dos Estados Partes do Mercosul e Estados Associados

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) divulgou a nota à imprensa nº 492, com informações sobre a visita da presidenta da República, Dilma Rousseff, a Montevidéu – Uruguai, por ocasião da XLII Cúpula de Presidentes do Mercosul e XLII Reunião do Conselho do Mercado Comum. Leia abaixo a íntegra da nota.

A Presidenta Dilma Rousseff participará, em 20 de dezembro, em Montevidéu, Uruguai, da XLII Cúpula de Presidentes dos Estados Partes do Mercosul e Estados Associados. A reunião será precedida, no dia 19, da XLII Reunião Ordinária do Conselho do Mercado Comum (CMC).

O comércio total entre os Estados Partes do Mercosul manteve-se em expansão em 2011, devendo atingir um valor 20% acima da cifra de US$ 44,55 bilhões alcançada em 2010.

Será assinado o Acordo de Livre Comércio entre o Mercosul e a Palestina, cujo Ministro dos Negócios Estrangeiros, Riadi Malki, participará como convidado especial.

Os Chanceleres dos Estados Partes e dos Estados Associados deverão assinar, ainda, o Protocolo de Montevidéu sobre Compromisso com a Democracia, que atualizará o Protocolo de Ushuaia sobre Compromisso Democrático no Mercosul, de 1998. O novo Protocolo conterá mecanismos adicionais de intermediação e de sanção para os casos de ruptura ou de ameaça de ruptura da ordem democrática.

O Mercosul declarará o ano de 2012 como “Ano da Erradicação da Pobreza Extrema e da Fome no Mercosul”.

No encerramento da Cúpula, a Presidência Pro Tempore do Mercosul será transmitida à Argentina.

 

Mais informações www.mre.gov.br

.