Você está aqui: Página Inicial > Mandatos de Dilma Rousseff (2011-2015 e 2015-2016) > Notas Oficiais > MRE divulga nota informativa sobre a Cúpula de Chefes de Estado do MERCOSUL e Estados Associados e XLIV Reunião do Conselho do Mercado Comum

MRE divulga nota informativa sobre a Cúpula de Chefes de Estado do MERCOSUL e Estados Associados e XLIV Reunião do Conselho do Mercado Comum

por Portal do Planalto publicado 10/12/2012 08h56, última modificação 21/03/2014 19h23
A Presidência Pro Tempore do Brasil elegeu como eixo central de suas ações o tratamento integrado dos temas de ciência, tecnologia, inovação produtiva e capacitação

 

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) divulgou a nota à imprensa nº 311, com informações sobre a Cúpula de Chefes de Estado do MERCOSUL e Estados Associados e XLIV Reunião do Conselho do Mercado Comum. Leia abaixo a íntegra da nota.

Será realizada em Brasília, no dia 7 dezembro de 2012, a Cúpula dos Chefes de Estado do MERCOSUL e Estados Associados. O encontro será precedido, no dia 6 de dezembro, pela XLIV Reunião do Conselho do Mercado Comum.

Paralelamente, terão lugar em Brasília a Cúpula Social e o Fórum Empresarial do MERCOSUL. Entre 4 e 6 de dezembro, a Cúpula Social oferecerá espaço para debate acerca da integração cidadã no bloco, dando especial ênfase a trabalho, educação e saúde. Com o objetivo de estimular a aproximação entre as comunidades de negócios dos países membros, o Fórum Empresarial terá como eixos centrais de debate os temas infraestrutura e logística, agronegócio, energia e inovação.

Fundado em 1991, o MERCOSUL possibilitou significativo incremento dos fluxos comerciais entre os Estados Partes. Em 1990, as exportações entre os membros fundadores do bloco alcançaram US$ 4,1 bilhões; em 2011, chegaram a US$ 60,6 bilhões. Com o ingresso da Venezuela, em agosto de 2012, o bloco consolidou-se como potência energética mundial, reunindo grandes reservas de petróleo, xisto e gás natural.

A Presidência Pro Tempore do Brasil elegeu como eixo central de suas ações o tratamento integrado dos temas de ciência, tecnologia, inovação produtiva e capacitação. Ao final da Cúpula, a Presidência Pro Tempore do bloco será transferida para o Uruguai.

 

Mais informações www.mre.gov.br