Você está aqui: Página Inicial > Mandatos de Dilma Rousseff (2011-2015 e 2015-2016) > Notas Oficiais > Dilma visita o Catar e tem encontro com o Emir Al Thani

Dilma visita o Catar e tem encontro com o Emir Al Thani

por Portal Planalto publicado 11/11/2014 17h00, última modificação 11/11/2014 17h08

       A presidenta Dilma Rousseff desembarcou nesta terça-feira em Doha, no Catar, para visita de Estado de um dia e meio ao país do Oriente Médio. É a terceira visita de um chefe de Estado brasileiro. Nesta quarta-feira, 12, às 10h (5h no horário de Brasilia), Dilma será recebida pelo Emir do Catar, Xeque Tamim bin Hamad Al Thani, no Emiri Diwan. 

 

       Na pauta do encontro, as relações comerciais e diplomáticas dos dois países, a situação política do Oriente Médio, além de temas de aprofundamento do relacionamento, como promoção de investimentos bilaterais, interconectividade no setor de transportes aéreos e cooperação bilateral em terceiros países. Outros temas de cooperação também devem ser tratados no encontro de Dilma com o Xeque.

 

       Dilma vai agradecer pessoalmente ao Emir a realização do “Ano da Cultura Brasil-Catar”, evento que celebra os 40 anos de relações diplomáticas entre as duas nações, iniciadas em 1974. Ela também será recebida, às 11h, pela presidenta da Qatar Foundation, Xeica Mozah bint Nasser, Rainha-Mãe do Catar, que patrocinou o evento cultural, culminando, em julho, na exposição “Pérolas”, o principal acervo do Museu de Arte Islâmica de Doha, no Museu de Arte Brasileira em São Paulo. A Xeica esteve no Brasil em 2013 visitando projetos educacionais mantidos pela Qatar Foundation no Rio de Janeiro e no Pará.

 

       A presidenta também vai aproveitar o encontro com o Chefe de Estado catari para anunciar que o Brasil está disposto a contribuir para a organização da Copa do Mundo de 2022 no Catar, colaborando na troca de experiências para o evento esportivo. Ainda em novembro, o ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, participou do Doha Goals International Forum, representando Dilma. Em julho, durante a Copa do Mundo, o Emir-Pai do Catar, Hamad bin Khalifa al Thani, foi ao Rio de Janeiro para assistir à partida entre Alemanha e Argentina.

 

       Ao final da visita ao Catar, a presidenta Dilma Rousseff segue ainda nesta quarta-feira para Brisbane, na Austrália, onde participa da reunião do G20. O encontro começa no sábado, 15 de novembro e termina no dia seguinte. Está prevista para as 8h30 do sábado uma reunião dos chefes de Estado dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

 

Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República