Você está aqui: Página Inicial > Mandatos de Dilma Rousseff (2011-2015 e 2015-2016) > Entrevistas > Entrevista exclusiva concedida pela Presidenta da República, Dilma Rousseff, à Rádio São Francisco, na chegada a Caxias do Sul/RS

Entrevista exclusiva concedida pela Presidenta da República, Dilma Rousseff, à Rádio São Francisco, na chegada a Caxias do Sul/RS

por Portal do Planalto publicado 16/02/2012 17h42, última modificação 04/07/2014 12h37


Caxias do Sul-RS, 16 de fevereiro de 2012


Jornalista: Presidente Dilma, boa tarde. Rádio São Francisco, Caxias do Sul. Seja bem-vinda a Caxias do Sul, a Rádio São Francisco completando 45 anos este ano, e também a Festa da Uva, 80 anos. A emoção de estar aqui, em Caxias do Sul, a senhora que conhece bem a cidade, mas voltando a Caxias do Sul nesta tarde. Boa tarde.

Presidenta: Olha, eu estou muito feliz de estar aqui, hoje, em Caxias do Sul. É um momento muito importante, 80 anos da Festa da Uva, não é? É algo que também nos emociona. E eu acredito que a Festa da Uva, ela é (falha no áudio), ela é simbólica da força da agricultura e do agronegócio do Brasil, da agroindústria, dos pequenos agricultores que produzem a uva, todos aqueles que fazem o vinho. Então, eu tenho um imenso prazer de estar aqui.
Ao mesmo tempo, Caxias é também um dos maiores pólos metais-mecânicos deste país. E aí nós temos também a produção de máquinas e equipamentos agrícolas, o que para nós, no Brasil, é muito importante, porque é isso que faz o Brasil crescer, empurra o Brasil para gerar renda, gerar empregos. E também para a gente poder festejar. Principalmente na véspera do Carnaval, é importante eu estar aqui, na Festa da Uva.

Jornalista: Presidente, uma outra pergunta: a senhora sabe que Caxias do Sul, até por (incompreensível) na cidade, foi Secretária de Estado aqui, do Rio Grande do Sul, é uma cidade que tem um desenvolvimento industrial muito forte e carece, também, de alguns investimentos sob o ponto de vista de infraestrutura. Como o governo federal está atuando quanto às reivindicações aqui do Rio Grande do Sul, para a região, principalmente, em relação ao aeroporto internacional, cargas, como é que a senhora está trabalhando essas questões?

Presidenta: Olha, eu considero que o aeroporto, o novo aeroporto é muito importante aqui para a região. Não que esse não seja um aeroporto adequado, esse que nós estamos agora, tanto é que descemos aqui. Mas é uma região que tem um nível de desenvolvimento que permite e comporta o novo aeroporto.
Em parceria com o governo do estado – aqui estamos com o governador Tarso Genro – nós estamos, porque o estado do Rio Grande do Sul está fazendo o projeto executivo desse novo aeroporto, que agora escolheram o lugar, não é? Que é Vila Olinda, não é?

Jornalista: Vila Oliva.

Presidenta: Vila Oliva. Então, isso vai permitir que se possa, a partir desse projeto executivo, discutir as condições de realização dos investimentos, tá?

Jornalista: Perfeito. Uma última pergunta: a senhora fica para o desfile esta noite?

Presidenta: Eu vou ficar para o desfile agora, mas eu vou para Porto Alegre.

Jornalista: Ok, muito obrigado, Presidente.

Presidenta: Um abraço para todos os caxienses e as caxienses.

Ouça a íntegra da entrevista (2min42s) da presidenta Dilma

registrado em: ,
Assunto(s): Governo federal