Você está aqui: Página Inicial > Mandatos de Dilma Rousseff (2011-2015 e 2015-2016) > Entrevistas > Entrevista coletiva concedida pela Presidenta da República, Dilma Rousseff, no Hotel Bourbon, em Assunção - Paraguai

Entrevista coletiva concedida pela Presidenta da República, Dilma Rousseff, no Hotel Bourbon, em Assunção - Paraguai

por Portal do Planalto publicado 14/08/2013 22h49, última modificação 04/07/2014 12h44

 

Assunção-Paraguai, 14 de agosto de 2013


Jornalista: Presidente, uma palavrinha com a gente, por favor...

Presidenta: Olha, a reunião com o presidente Horácio Cartes, com o presidente eleito Horácio Cartes, foi uma reunião muito boa. Acredito que a presença do presidente Horácio à frente do governo do Paraguai vai propiciar que as nossas relações dêem um salto qualitativo, porque ele também me disse que comparecerá, no dia 30, à reunião da Unasul.

Jornalista: Portanto, presidenta, nós podemos afirmar que o Paraguai está mais próximo de retornar ao Mercosul? A senhora acha que o seu esforço diplomático vai dar certo?

Presidenta: Olha, eu acho que para o Mercosul a vinda do Paraguai é muito importante, e também acredito que para o Paraguai também é muito importante a volta ao Mercosul.

Só para dar um exemplo, o Fundo chamado Focem, que tem recursos e que fundamentalmente privilegia os países que mais precisam, emprestou para o Paraguai US$ 550 milhões para construir a linha que assegura a absorção, pelo Paraguai, da energia elétrica de Itaipu. Veja você que isso é algo muito importante. Sem isso, haveria dificuldades de estruturar o financiamento. E, hoje, o Mercosul conta com um fundo bastante significativo para esses projetos de integração da estrutura, não só a estrutura elétrica do continente, do continente sul, como também a estrutura logística.

Obrigada a vocês e boa noite!

 

Ouça a íntegra (01min44s) da entrevista da Presidenta Dilma

 

 

registrado em: ,
Assunto(s): Governo federal