Você está aqui: Página Inicial > Mandatos de Dilma Rousseff (2011-2015 e 2015-2016) > Entrevistas > Entrevista coletiva concedida pela Presidenta da República, Dilma Rousseff, após Cerimônia de Abertura da XLVII Cúpula do Mercosul e Estados Associados - Paraná, Província de Entre Ríos/Argentina

Entrevista coletiva concedida pela Presidenta da República, Dilma Rousseff, após Cerimônia de Abertura da XLVII Cúpula do Mercosul e Estados Associados - Paraná, Província de Entre Ríos/Argentina

por Portal Planalto publicado 17/12/2014 18h18, última modificação 17/12/2014 18h18

Paraná, Província de Entre Rios-Argentina, 17 de dezembro de 2014

 

 

Presidenta: Acredito que isso é um marco nas relações aqui da nossa região, mas, sobretudo, do mundo, porque eu acredito que a possibilidade de relacionamento, o fim do bloqueio, o fato de que Cuba tem, hoje, condições plenas de conviver na comunidade internacional é algo extremamente relevante para o povo cubano e, acredito, para toda a América Latina. Eu cumprimento o presidente Raúl Castro e o presidente Obama por essa... essas duas confluências de interesses. E também o Papa Francisco, que parece ter sido, por trás de tudo, o grande fator de aproximação.

E fico muito feliz porque toda a política do governo brasileiro, até agora, tem sido enfatizar e, não só enfatizar do ponto de vista retórico, mas com ações concretas, que a forma pela qual Cuba tem de ser integrada são ações concretas. E daí, algo que foi tão criticado durante a campanha, que foi o Porto de Mariel, mostra, hoje, a sua importância para toda a região e para o Brasil, na medida em que hoje o Porto de Mariel é estratégico pela sua proximidade com os Estados Unidos.

 

Jornalista: Essa ação foi importante no dia em que a senhora é presidente de novo?

 

Presidenta: Justamente. Para mim, inclusive, é algo fantástico, porque, vocês vejam, justamente no momento em que eu recebo a Presidência Pro Tempore do Mercosul, um fato desses ocorre, o que mostra a importância das relações dentro dessa região.

 

Ouça a íntegra (02min03s) da entrevista da Presidenta Dilma Rousseff