Você está aqui: Página Inicial > Mandatos de Dilma Rousseff (2011-2015 e 2015-2016) > Discursos > Discursos da Presidenta > Palavras da Presidenta da República, Dilma Rousseff, durante almoço em homenagem ao Presidente da República Popular da China, Xi Jinping - Brasília/DF

Palavras da Presidenta da República, Dilma Rousseff, durante almoço em homenagem ao Presidente da República Popular da China, Xi Jinping - Brasília/DF

por Portal planalto publicado 17/07/2014 14h25, última modificação 17/07/2014 14h30

Palácio Itamaraty-DF, 17 de julho de 2014

 

...

Cumprimentar as senhoras e os senhores ministros de estado e integrantes da delegação da China e do Brasil.

Cumprimentar a senadora Kátia Abreu.

Cumprimentar os senhores empresários da China e do Brasil.

Cumprimentar os senhores jornalistas, fotógrafos e cinegrafistas.

 

Presidente Xi, eu e todo o meu governo, e o povo brasileiro estamos sumamente satisfeitos com sua visita de estado, assim como a de sua delegação ao Brasil. Meu país viveu no último mês um período muito importante de intenso contato com o mundo. Depois de termos recebido no Brasil tantos torcedores do futebol, inclusive chineses, que vibraram conosco ao longo de uma emocionante Copa do Mundo, tivemos a honra de sediar a VI Cúpula dos Brics.

Sua visita, em particular, presidente Xi, é de especial relevância para o Brasil. Nós celebramos os 40 anos do estabelecimento de nossas relações diplomáticas da melhor forma possível, fazendo avançar uma parceria estratégica, sólida e promissora. Anunciamos juntos novos investimentos e a ampliação de nossa cooperação em todas as áreas. Mantivemos diálogo fluído e amistoso sobre o atual momento das relações internacionais nas quais Brasil e China ocupam papel crescente. Somos parceiros na construção de uma ordem internacional pacífica, democrática e inclusiva.

 

Presidente Xi, acompanho com interesses seus esforços em prol da realização do sonho chinês. Se me permite falar de um sonho brasileiro, eu diria que ele também está se concretizando. Nos últimos anos reduzimos a pobreza e a desigualdade, investimos fortemente em educação, infraestrutura e inovação.

O Brasil e a China estão caminhando juntos para transformar cada um dos países em países prósperos onde o povo tenha todas as oportunidades. Embora cada país apresente sua especificidade, suas próprias características e seja difícil fazer comparações entre realidades distintas, noto com alegria que brasileiros e chineses compartilham o sonho de viver numa sociedade com qualidade de vida, em uma sociedade justa, pacifica e inclusiva, onde todos os brasileiros e todos os chineses tenham mais oportunidades, acesso a maior riqueza do que seus pais e seus avós.

Meu caro amigo presidente Xi Jinping, estou certa de que sua visita contribuirá para construirmos juntos esse sonho comum em benefício de nossos povos e de todo o mundo. Confúcio, um dos grandes sábios da história da humanidade, sempre atentou para o valor da amizade. Ele nos fala da felicidade muito singular, muito especial, de reencontrar amigos longínquos que nos vem visitar e rever. Diz ele: “Quando revemos um amigo que vem de tão longe, não há como não sentir uma imensa alegria”.

Presidente, revê-lo no Brasil é receber um amigo que cruzou longas distâncias para chegar até aqui. Esteja certo de que hoje não celebramos apenas 40 anos de amizade, mas também os próximos 40, 80, 100 anos de uma parceria sólida, cuja fundação é nossa responsabilidade seguir construindo. Desejo que vossa excelência leve para a China as melhores lembranças do meu país, e faça chegar aos chineses a seguinte mensagem: conheçam o Brasil, vocês irão encantar-se, como os brasileiros se encantam cada vez mais com a China.

Peço que todos ergam suas taças em um brinde à saúde e ao sucesso do presidente Xi Jinping e de todo o povo chinês.

 

Ouça a íntegra do discurso (05min30s) da Presidenta Dilma