Você está aqui: Página Inicial > Mandatos de Dilma Rousseff (2011-2015 e 2015-2016) > Discursos > Discursos da Presidenta > Mensagem lida em nome da Presidenta da República, Dilma Rousseff, por ocasião da cerimônia de imposição da Ordem do Mérito da Defesa

Mensagem lida em nome da Presidenta da República, Dilma Rousseff, por ocasião da cerimônia de imposição da Ordem do Mérito da Defesa

por Portal do Planalto publicado 15/12/2011 20h47, última modificação 04/07/2014 20h09
Criada em junho de 2002, a Ordem ao Mérito condecora, anualmente, personalidades, organizações militares, instituições civis, nacionais ou estrangeiras

Base Aérea de Brasília – Brasília-DF, 15 de dezembro de 2011

 

Cada uma das senhoras e dos senhores hoje agraciados com a Ordem do Mérito da Defesa contribuiu, à sua maneira, para o avanço de uma causa particularmente meritória: a defesa de nossa pátria. Por isso, esta cerimônia reveste-se de significado especial.

Com a imposição dessa Ordem, premiamos militares que se distinguiram no exercício de sua profissão e reverenciamos civis que pensam o país com seriedade e consideram a soberania, o desenvolvimento econômico e a justiça social temas de capital importância.

Nesta cerimônia, temos representantes de vários segmentos da sociedade brasileira. Aqui estão também representadas autoridades das nações amigas e dos três Poderes que constituem o Estado brasileiro. Este conjunto de personalidades civis e militares agraciadas mostra que a defesa nacional é um compromisso cada vez mais compartilhado pela sociedade brasileira.

Se é verdade que o trabalho em prol da defesa nacional tem em sua linha de frente nossos valorosos soldados, a diversidade de agraciados com a Ordem do Mérito denota que a defesa nacional representa e representará, cada vez mais, um compromisso compartilhado por todos os cidadãos brasileiros.

Senhoras e senhores,

A defesa nacional deve ser pensada, planejada e executada de maneira sistêmica. Essa concepção está na base da criação do Ministério da Defesa e da recente reforma de seu arcabouço institucional. Ela justifica o importante trabalho do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, responsável por levar à frente o planejamento integrado do emprego de nossa Marinha, nosso Exército e nossa Força Aérea.

Esse caráter sistêmico também permeia a articulação entre o necessário reequipamento das três Forças com a política industrial de nosso país. O robustecimento da indústria de defesa nacional e o domínio de tecnologias críticas por empresas brasileiras serão decisivos para que nossas Forças Armadas disponham de equipamentos e tecnologias compatíveis com suas funções de garantia da democracia e da soberania de nosso país, mas serão também fundamentais para elevar a capacidade inovativa e a competitividade de nossa indústria, contribuindo para a continuidade de nosso crescimento econômico.

Senhoras e senhores agraciados com a Ordem do Mérito da Defesa,

Parabenizo a todos, civis e militares, pelo sentido de cumprimento do dever que serve de inspiração a um Brasil mais livre, mais forte e mais justo, o Brasil do século XXI.

Como Presidenta do Brasil e Comandante Suprema das Forças Armadas lutarei, como sempre fiz em prol de minha trajetória profissional e pessoal, pela concretização das justas aspirações daqueles que militam pela causa da democracia e da defesa nacional. Esta tarefa será tão mais frutífera quanto puder contar com o apoio das senhoras e senhores. Quanto mais o exemplo de cada um dos aqui agraciados inspirar mais e mais brasileiras e brasileiros.

É por isso que nutro a expectativa de que a Ordem do Mérito da Defesa represente, para cada uma das senhoras e dos senhores, não apenas um reconhecimento transitório, mas o engajamento permanente com as nossas grandes causas da nação brasileira.

Parabenizo a todos. Muito obrigada.