Você está aqui: Página Inicial > Mandatos de Dilma Rousseff (2011-2015 e 2015-2016) > Discursos > Discursos da Presidenta > Mensagem da Presidenta Dilma Rousseff por ocasião do Dia Internacional da Síndrome de Down

Mensagem da Presidenta Dilma Rousseff por ocasião do Dia Internacional da Síndrome de Down

por Portal do Planalto publicado 21/03/2012 19h23, última modificação 04/07/2014 20h10
Mensagem da presidenta da República, Dilma Rousseff, lida pela representante permanente do Brasil junto às Nações Unidas, Maria Luiza Viotti, por ocasião do Dia Internacional da Síndrome de Down

 

Hoje, graças a uma iniciativa do Brasil, 193 países estão celebrando o Dia Internacional da Síndrome de Down. A data foi adotada em 2006 pela Down Syndrome International, entidade que congrega associações de síndrome de Down de todo o mundo. Mas só em novembro do ano passado, por proposta do Brasil, com o copatrocínio de outros 78 Estados membros da ONU, a data foi oficializada e será comemorada sempre no dia 21 de março.

Na sede da ONU, em Nova Iorque, como parte das celebrações, está sendo realizada a conferência Construindo o Nosso Futuro, que tem a participação de especialistas de todos os continentes e também de pessoas com a síndrome – os autodefensores –, inclusive do nosso país. O evento é patrocinado pelas missões do Brasil e da Polônia na ONU, organizado pela Down Syndrome International e órgãos das Nações Unidas e com a colaboração de entidades de síndrome de Down de vários países. Trata-se de um dia de celebração, de reflexão e de apontarmos para a inclusão das pessoas com a síndrome.

O Brasil tem avançado na implementação dos apoios necessários ao pleno e efetivo exercício da capacidade legal por todas e cada uma das pessoas com deficiência. Cada vez mais nos empenhamos na equiparação de oportunidades, para que a deficiência não seja utilizada como motivo de impedimento à realização dos sonhos, dos desejos e dos projetos.

No ano passado, lançamos o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver sem Limite, que articula políticas de acesso à educação, inclusão social, atenção à saúde e acessibilidade, com investimentos de mais de R$ 7 bilhões. O objetivo é garantir direitos, apoiar e estimular milhões de brasileiros com a síndrome e outros tipos de deficiência, para que tenham uma vida plena, integrada à sociedade. Nesta data especial, quero saudar os que têm a síndrome, seus familiares e amigos e todos os que de alguma forma são seus apoiadores.